Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/14694
Título: O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico
Autor: Chirife, Sebastian
Palavras-chave: Music education
Patterns
Valuation
Test
Stage
Intervention
Content
Learning skills
Methodology
Data
Samples
Educação musical
Padrões
Avaliação
Teste
Estagio
Intervenção
Conteúdos
Competências de aprendizagem
Metodologia
Variáveis
Dados
Amostras
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: Neste relatório pretende-se descrever com alguma clareza e algum rigor científico as atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da Educação Musical e que integra uma componente de investigação exigida para a avaliação dos mestrandos no final do estágio. O relatório descreve, no âmbito do estágio realizado na escola Fernando Pessoa em duas turmas de 2º e 3º ciclo de estudos em Educação Musical, as observações realizadas nas turmas do 6º3º e 8º5º, a lecionação das aulas, o desenvolvimento e planificação das práticas em sala de aula, o contexto da escola onde estas atividades foram executadas, reflexões sobre as observações e as lecionações e as atividades da prática musical na sala de aula. Em relação à componente de investigação é abordada a Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon em relação aos conteúdos rítmicos de aprendizagem com o objetivo de resolver o problema que deu origem ao estudo e que esteve relacionado com a deficiência nas capacidades rítmicas da turma de 8º 5º, pondo em causa os objetivos de aprendizagem do programa curricular. Este estudo não só demostra a eficácia da metodologia de Edwin Gordon, como também aborda outras questões em relação ao estado da educação musical em Portugal, abordando pontos positivos e negativos e tecendo algumas reflexões
Descrição: Neste relatório existem vários anexo disponíveis no CD
URI: http://hdl.handle.net/10362/14694
Designação: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de estagio-mestrado-Educaçao Musical- Ensino Basic.pdf6,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.