Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/65945
Título: O DN em análise
Autor: Mesquita, Tarcineide
Palavras-chave: Democracia
Jornalismo tabloide
Tabloidização
Soft e hard news
Data: 2018
Editora: Universidade do Porto
Resumo: Tabloidization é um termo que vem sendo esparsamente definido desde a década de 1990, e empregado para descrever as mudanças de estilo e conteúdo dos media noticiosos, normalmente percebidas como representando um “declínio” nos padrões jornalísticos tradicionais. Os estudos pioneiros olharam pela negativa o estado dos media, sobretudo a partir do contexto norte-americano e britânico. Evidenciaram que a mudança para o conteúdo baseado no entretenimento, bem como do tipo de linguagem utilizada, priorizando o sensacional, o emotivo e os aspetos visuais da informação, acaba por minar o lugar da razão, provocando uma crise na vida pública e na base da democracia. A tabloidização foi apontada como resultado da dinâmica de competitividade entre os media e das modificações no cenário económico global, que hoje têm contribuído para o estado de crise do setor impresso, com elevado número de despedimentos de jornalistas, enxugamento editoriais e a consequente perda na qualidade dessas publicações. A curto e médio prazo, as publicações que resistem tendem a adaptar o seu conteúdo, bem como sua apresentação, ao espaço e aos recursos que sobram. Essa “adaptação”, a longo prazo, pode incidir num processo de tabloidização. Partindo do pressuposto que a tabloidização é um fenómeno de alcance global, em que não escapa à imprensa de referência portuguesa, a presente pesquisa teve por objetivo verificar, através de análise de conteúdo, aspetos da tabloidização no jornal generalista de referência, Diário de Notícias (DN). Para tanto, foram utilizados os indicadores de tabloidização propostos em Sparks (2000), McLachlan & Golding (2000)e Reinemann et al. (2011), em uma amostra selecionada a partir de uma década de publicações, entre os anos de 1995 a 1999 e de 2010 a 2014. A publicação jornalística apresentou maior hibridismo de conteúdo (hard x soft news) no segundo quinquénio analisado.
Descrição: UID/CCI/04667/2016
Peer review: yes
URI: http://www.ashiscom.org/
ISBN: 9789897461835
Aparece nas colecções:FCSH: ICNOVA - Capítulo de livros nacionais

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