Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/30536| Título: | O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade |
| Autor: | Bravo, Pedro Filipe Roque |
| Orientador: | Bernardo, Luís |
| Palavras-chave: | Cognição Pensamento crítico Competências Disposições Ensino Filosofia |
| Data de Defesa: | 18-Dez-2017 |
| Resumo: | O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017 na Escola Secundária de Miraflores sob orientação da Prof.ª Alice Santos. Neste relatório damos conta da nossa experiência com essa prática e em seguida desenvolvemos um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia e o pensamento crítico. Este é apontado como uma das características e razões de ser da filosofia no Ensino Secundário, ao mesmo tempo que é considerado transversal a diferentes áreas. Depois de analisadas várias perspetivas sobre o que é o pensamento crítico e de que modo elas se articulam com o programa, concluo que o pensamento crítico, incluindo o que se pode adquirir através da filosofia, é relativo a uma área específica do saber, não sendo transferível para outras áreas. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/30536 |
| Designação: | Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório final.pdf | 7,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| Relatório_capa.pdf | 336,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











