Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/30536
Título: O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
Autor: Bravo, Pedro Filipe Roque
Orientador: Bernardo, Luís
Palavras-chave: Cognição
Pensamento crítico
Competências
Disposições
Ensino
Filosofia
Data de Defesa: 18-Dez-2017
Resumo: O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017 na Escola Secundária de Miraflores sob orientação da Prof.ª Alice Santos. Neste relatório damos conta da nossa experiência com essa prática e em seguida desenvolvemos um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia e o pensamento crítico. Este é apontado como uma das características e razões de ser da filosofia no Ensino Secundário, ao mesmo tempo que é considerado transversal a diferentes áreas. Depois de analisadas várias perspetivas sobre o que é o pensamento crítico e de que modo elas se articulam com o programa, concluo que o pensamento crítico, incluindo o que se pode adquirir através da filosofia, é relativo a uma área específica do saber, não sendo transferível para outras áreas.
URI: http://hdl.handle.net/10362/30536
Designação: Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final.pdf7,42 MBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório_capa.pdf336,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.