Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/20230
Title: O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira
Author: Correia, Maria Manuela do Nascimento
Advisor: Matos, Ana Gonçalves
Madrona Fernández, Alberto
Keywords: Material didático
Autenticidade
Materiais autênticos
Motivação
Manual
authentic materials,
Didactic materials
Authenticity
Motivation
Textbook
Defense Date: 16-Dec-2016
Abstract: O presente relatório visa, numa primeira parte, refletir sobre o uso de materiais autênticos em sala de aula e em que medida é que estes contribuem para uma maior motivação na aprendizagem da língua estrangeira. Fazemos referência a alguns estudos relacionados com a potencialidade destes materiais e analisamos alguns conceitos associados a esta temática. Abordamos também, as vantagens, desvantagens e o impacto da sua utilização em comparação com os materiais produzidos exclusivamente para o ensino da língua, nomeadamente o manual, tendo em consideração diferentes perspetivas sobre o seu uso. Numa segunda parte apresenta‐se a Escola E.B. 2/3 da Alapraia, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma caraterização das turmas em que foram lecionadas as aulas de inglês e espanhol. Por fim apresentam‐se algumas das atividades desenvolvidas durante a lecionação, refletindose sobre os aspetos considerados mais relevantes.
The first section of this report aims to reflect on the importance of using authentic materials in the foreign language classroom and their contribution for motivating students in the learning process. We review the literature regarding authentic materials in general taking into consideration their advantages and disadvantages when considering other didactic resources and materials used exclusively for the teaching and learning process namely textbooks. In the second part, the Escola E.B. 2/3 da Alapraia, where the Supervised Practice was held, is presented, as well as the characteristics of the classes in which the practical lessons of English and Spanish were taught. Finally the description of some classroom activities implemented throughout the practice reflecting over the most relevant aspects.
URI: http://hdl.handle.net/10362/20230
Designation: Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Appears in Collections:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PES Entregue.pdf3,96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.