Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/189034
Título: Voz, luto e canções: escrever e cantar “para e contra corpos que morrem”
Autor: Salema, Francisca de Barros Baptista Roquete
Orientador: Mira, Ana
Novak, Jelena
Palavras-chave: Voz
Voice
Luto
Grief
Canção
Song
Autoteoria
Autotheory
Escrevida
Life-writing
Prática
Practice
Performance
Embodiment
Encorporação
Relationality
Relacionalidade
Trace
Traço
Deconstruction
Desconstrução
Transformation
Transformação
Affect
Data de Defesa: 27-Jun-2025
Resumo: O presente trabalho de projeto constrói uma constelação autoteórica de relações entre a voz e o luto, onde a canção se propõe como seu veículo material, criativo, poético e narrativo, assim como lugar de potência político-afetiva para a sua expressão e transformação. Através de uma metodologia inter e transdisciplinar, ancorada nos movimentos de desconstrução e reconfiguração, este projeto constitui-se como um trabalho de luto e de escrita que convida a(s) voz(es) a (res)soar, a resistir e a renderse enquanto matéria relacional entre-corpos, que conjura o traço do outro na reelaboração e reencenação performativa da perda. Na sua travessia crítica, e a par de uma continuada prática de escrita, composição e performance de canções, desdobramse possibilidades de entender o luto e a voz enquanto processos relacionais e transformativos, ancorados na experiência do corpo e de uma subjetividade encorporada coletivamente constituída.
The present research and creation project builds an autotheoretical constellation of relationships between voice and grief, where the song presents itself as its material, creative, poetic, and narrative vehicle, as well as a site of political-affective potency for its expression and transformation. Through an inter- and transdisciplinary methodology, anchored in movements of deconstruction and reconfiguration, it constitutes itself as a work of mourning and writing which calls for the voice(s) to resonate, to resist, and to surrender as relational matter between-bodies—conjuring the trace of the other in the performative re-elaboration and reenactment of loss. In its critical journey, alongside a continuous practice of writing, composing and performing songs, possibilities unfold for an understanding of grief and voice as relational and transformative processes, grounded in bodily experience and a collectively constituted embodied subjectivity.
URI: http://hdl.handle.net/10362/189034
Designação: Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Artes e Culturas Políticas
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Francisca_Roquete_Salema.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.