Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/189034| Título: | Voz, luto e canções: escrever e cantar “para e contra corpos que morrem” |
| Autor: | Salema, Francisca de Barros Baptista Roquete |
| Orientador: | Mira, Ana Novak, Jelena |
| Palavras-chave: | Voz Voice Luto Grief Canção Song Autoteoria Autotheory Escrevida Life-writing Prática Practice Performance Embodiment Encorporação Relationality Relacionalidade Trace Traço Deconstruction Desconstrução Transformation Transformação Affect |
| Data de Defesa: | 27-Jun-2025 |
| Resumo: | O presente trabalho de projeto constrói uma constelação autoteórica de relações entre
a voz e o luto, onde a canção se propõe como seu veículo material, criativo, poético e
narrativo, assim como lugar de potência político-afetiva para a sua expressão e
transformação. Através de uma metodologia inter e transdisciplinar, ancorada nos
movimentos de desconstrução e reconfiguração, este projeto constitui-se como um
trabalho de luto e de escrita que convida a(s) voz(es) a (res)soar, a resistir e a renderse enquanto matéria relacional entre-corpos, que conjura o traço do outro na
reelaboração e reencenação performativa da perda. Na sua travessia crítica, e a par de
uma continuada prática de escrita, composição e performance de canções, desdobramse possibilidades de entender o luto e a voz enquanto processos relacionais e
transformativos, ancorados na experiência do corpo e de uma subjetividade
encorporada coletivamente constituída. The present research and creation project builds an autotheoretical constellation of relationships between voice and grief, where the song presents itself as its material, creative, poetic, and narrative vehicle, as well as a site of political-affective potency for its expression and transformation. Through an inter- and transdisciplinary methodology, anchored in movements of deconstruction and reconfiguration, it constitutes itself as a work of mourning and writing which calls for the voice(s) to resonate, to resist, and to surrender as relational matter between-bodies—conjuring the trace of the other in the performative re-elaboration and reenactment of loss. In its critical journey, alongside a continuous practice of writing, composing and performing songs, possibilities unfold for an understanding of grief and voice as relational and transformative processes, grounded in bodily experience and a collectively constituted embodied subjectivity. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/189034 |
| Designação: | Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Artes e Culturas Políticas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Francisca_Roquete_Salema.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











