Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/16015| Título: | Comunidades DIY e aprendizagem colaborativa online |
| Autor: | Silva, Vítor Fernando Gil Ferreira da |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Colaborativa Online Edmodo DIY Web 2.0 Online Collaborative Learning |
| Data de Defesa: | Jun-2015 |
| Resumo: | Este trabalho de projeto apresenta um estudo sobre o processo de reconhecimento da colaboração em discussões assíncronas online numa comunidade DIY criada no Edmodo. Usando o modelo sugerido por Murphy (2004) procura-se compreender o nível de colaboração atingido, num contínuo que vai da interacção à colaboração, da presença social à criação de artefactos digitais, recorrendo-se neste processo a um conjunto de ferramentas digitais. A técnica de desenvolvimento do estudo passou pela análise de conteúdo, posicionando-se no quadro do paradigma interpretativo e qualitativo, segundo a metodologia de estudo de caso. A análise dos resultados mostra o nível de colaboração atingido pelo grupo e a influência de algumas ferramentas e métodos de trabalho que a ele conduziram, tornando evidente a necessidade de realização de outros estudos, nomeadamente acerca da influência do e-moderador. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/16015 |
| Designação: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e- Learning |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Comunidades DIY e Aprendizagem colaborativa Online.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











