Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/15784| Título: | A Metodologia da aula-oficina no ensino da História e da Geografia |
| Autor: | Dias, Liliana Eliete dos Santos Patrício |
| Palavras-chave: | Aula-oficina Teoria construtivista Aprendizagem significativa Constructivist theory Meaningful learning |
| Data de Defesa: | Dez-2014 |
| Resumo: | Este relatório descreve a Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino da História e da Geografia 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Básica 2/3 Eugénio dos Santos (Lisboa) e na Escola Secundária Miguel Torga (Sintra), no ano letivo de 2013/2014, com uma turma de 7.º ano, duas de 8.º ano e uma de 12.º ano de escolaridade, onde se implementaram estratégias de aprendizagem enquadradas na metodologia da aula-oficina. Pretendeu-se durante este percurso perceber se a metodologia da aula-oficina, enquadrada na teoria construtivista, contribui para a aprendizagem significativa dos alunos. Na primeira parte deste trabalho, é feita uma reflexão teórica sobre a temática, onde se procura contextualizar e fundamentar o tema em análise. Esta obedece à seguinte estrutura: i) definição de aula-oficina e no que consiste; ii) pressupostos teóricos que sustentam esta metodologia, sendo, neste caso, o construtivismo. Na segunda parte são descritas algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas, tendo sempre em atenção o tema deste relatório. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/15784 |
| Designação: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Liliana_Dias_Metodologia_aulaoficina.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











