Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12174
Título: Nursery Rhymes: Contributos para o Desenvolvimento da Literacia e Aquisição de uma Segunda Língua (Inglês) na Educação Pré-Escolar
Autor: Ferreirinha, Sónia Cristina
Palavras-chave: Nursery Rhymes
Educação pré-escolar
Literacia
Aquisição da segunda língua
Inglês como segunda língua
Data de Defesa: Abr-2014
Resumo: A introdução de uma segunda língua na educação pré-escolar é uma matéria que tem suscitado algum debate nos últimos anos entre a comunidade educativa e instituições europeias. Assumindo os benefícios defendidos por alguns investigadores nesta área, este trabalho de projecto tem como objectivo explorar os contributos e benefícios das tradicionais Nursery Rhymes anglo-saxónicas para o desenvolvimento da literacia e aquisição da segunda língua (Inglês) na educação pré-escolar, justificando, assim, o ensino da mesma nesta faixa etária e, indo ao encontro da ideia de que a introdução de uma segunda língua, especialmente através de Nursery Rhymes, beneficia a longo prazo alguns aspectos da língua, tais como pronúncia, ritmo e entoação. Algumas das Nursery Rhymes mais conhecidas foram introduzidas ao longo do ano letivo 2012/13, em contexto de sala de aula, numa turma de alunos de cinco anos, de uma escola portuguesa, seguindo a metodologia de Investigação-ação. As conclusões apresentadas corroboram e apoiam a integração de rimas e das tradicionais Nursery Rhymes anglo-saxónicas num eventual programa de Inglês, para este nível de ensino, como uma abordagem pedagógica fundamental e potenciadora na aquisição da língua e da literacia, promovendo também o desenvolvimento do aluno no seu todo e o gosto pela cultura, pelas rimas, ritmo e histórias de uma outra língua. O uso das Nursery Rhymes na sala de aula promove um ambiente descontraído e divertido, propício à aprendizagem. O facto dos alunos desta idade saberem cantar e dramatizar as Nursery Rhymes, em Inglês, de identificarem as suas rimas, de reconhecerem letras do alfabeto Inglês e sons da língua, são testemunho de alguns dos benefícios desta abordagem, tornando os alunos mais seguros nas suas competências linguísticas. Em jeito de conclusão, são sugeridas, ainda, no final do trabalho algumas propostas que podem facilitar no futuro o trabalho docente dos professores de Inglês na educação pré-escolar através das Nursery Rhymes.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Didática do Inglês
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10362/12174
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese mestrado Sónia F. - Nursery Rhymes.pdf3,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.