Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/94337
Título: | A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
Autor: | Trasfi, Jessica de Lima |
Orientador: | Antunes, Joana Lobo Retrê, João Pereira, Sérgio |
Palavras-chave: | Comunicação de Ciência Adolescência Astronomia Aprendizagem participativa Ensino secundário Astronomy Participatory learning Science communication Secondary education |
Data de Defesa: | 3-Fev-2020 |
Resumo: | O estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de
Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de
Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no
Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
(IA) e teve duração de três meses.
Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de
aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar
o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em
paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação
de ciência.
Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de
desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o
funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com
aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui
descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde
pretendo permanecer no futuro. The internship here portrayed falls within the scope of the Masters in Science Communication of the Faculty of Social and Human Sciences (FCSH) of NOVA University of Lisbon (UNL) and the Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). It was carried out in the Science Communication Group (GCC) of the Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) and lasted three months. This practical component of the master's degree allowed me to develop a participatory learning project for adolescents outside the classroom, with the aim of capturing the interest and create awareness among high school students about astronomy. In parallel, it was also possible to follow the day-to-day of a nucleus veered to science communication. By integrating the GCC, it was possible to learn the entire process of developing science communication activities and projects, as well as the internal workings of the group. The knowledge acquired, together with what I learned during the master's degree, contributed to the development of the project here described, and also allowed me to gain experience in the area where I feel accomplished and where I intends to stay in the future. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/94337 |
Designação: | Comunicação de Ciência |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A fuga do universo, uma aprendizagem participativa para adolesvetes - Relatório de Estágio Jessica Lima.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.