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Título: Sistemas multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo
Autor: Amaro, Carla Marina Flores Simões Revés
Palavras-chave: Plataformas multimédia
Competência comunicativa
Perturbação do espectro do autismo
Educação inclusiva
Data de Defesa: Fev-2011
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: O princípio inclusivo em Educação remeteu para as Escolas a enorme responsabilidade de proporcionar aos seus alunos, independentemente das diferenças ou dificuldades que apresentam, ambientes de aprendizagem coincidentes com as necessidades específicas de cada um. Particularmente no que se refere aos alunos com necessidades educativas especiais, cuja severidade e diversidade de problemáticas obriga a respostas mais diferenciadas, foram criadas unidades de apoio especializado; é o caso dos alunos com perturbações do espectro do autismo. A perturbação do espectro do autismo caracteriza-se por uma tríade clínica de perturbações que afecta as áreas da comunicação, interacção social e comportamento. No contexto educativo, estas limitações podem ser profundamente incapacitantes, caso não se promovam metodologias de intervenção adequadas. Neste trabalho de investigação, desenhou-se e desenvolveu-se uma plataforma multimédia para promover a competência comunicativa em crianças com perturbação do espectro do autismo, integrando ferramentas multimédia (áudio, vídeo e imagens), que possibilitam a comunicação interpessoal e a partilha de opiniões, gostos e experiências entre indivíduos. A plataforma concebida foi aplicada a três crianças com perturbação do espectro do autismo que frequentam uma Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos e estão integradas numa unidade de ensino estruturado1. Como principais resultados desta investigação, destaca-se o desenvolvimento de competências de iniciativa e autonomia, de comunicação e de relação entre pares das crianças em estudo, evidenciando a motivação e interesse que despertou em todos os seus utilizadores. Resulta ainda, como conclusão deste estudo, a necessidade de afinar alguns aspectos do funcionamento da primeira versão da plataforma concebida, melhorando-a de modo a viabilizar a sua utilização generalizada nas unidades de ensino estruturado em Portugal.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
URI: http://hdl.handle.net/10362/9250
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