Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/9217
Título: Robert Schumann: “o autor prolongado” Implicações do pensamento do primeiro romantismo alemão no Lied de Schumann
Autor: Nistal Freijo, Ana Isabel
Palavras-chave: Schumann
Novalis
Schlegel
Crítica
Fragmento
Lied
Data de Defesa: Fev-2013
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A presente dissertação estabelece um estudo comparativo da obra musical e literária de R. Schumann com as contribuições fragmentárias dos primeiros românticos, Schlegel e Novalis. Quer em Schumann, quer em Schlegel e Novalis, analisamos o processo de crítica que desenvolvem, servindo-nos do ciclo de canções Frauenliebe und –leben op.42 como estudo de caso. Na análise desta obra sintetizamos a expressão crítica – literária e musical – do compositor, dilucidando o novo tratamento poético-musical que Schumann leva a cabo nos seus ciclos de Lieder. Esta reconfiguração da relação que se estabelece entre a fonte poética e a musical, levou-nos a considerar o compositor como um “segundo poeta” ou “autor prolongado” dos poemas, equiparando o seu tratamento liederístico à acção crítica fragmentária dos primeiros românticos.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia (Área de especialização Estética)
URI: http://hdl.handle.net/10362/9217
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Robert schumann o autor prolongado-».pdf4,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.