Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/8070
Título: A Luta contra o HIV/SIDA em sete estruturas da sociedade civil Togolesa. O processo do diagnóstico oganizacional
Autor: Campelo, Filipa de Oliveira Afonso de Melo
Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional
Sociedade Civil
Governo
SIDA
PASCI
Data de Defesa: Abr-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O programa PASCI – Programa de Apoio à Sociedade Civil Togolesa Implicada na Resposta Contra o HIV/SIDA – foi criado pela acção conjunta do governo do Togo e do Sistema das Nações Unidas, em 2009. Resultado do playdoier realizado por diferentes organismos da Sociedade Civil togolesa, a implementação do PASCI nasce da ideia de um programa similar (PAMAC) existente no país vizinho, Burkina Faso. O programa, enquanto símbolo do reforço do compromisso estatal na Luta nacional contra a epidemia, vem dar resposta às principais necessidades sentidas pelas ONGs e associações. Instrumento de acompanhamento técnico das OSC, o PASCI tem como missão, não só a mobilização dos recursos necessários ao suporte e manutenção dos serviços que os organismos visados proporcionam, mas também o reforço das respectivas capacidades organizacionais. O objecto de estudo do presente relatório consagra-se à análise e descrição do processo do Diagnóstico organizacional, realizado em sete estruturas da Sociedade Civil togolesa de luta contra a Sida. O estudo - diagnóstico enquadra-se, deste modo, no contexto de reforço técnico que o PASCI pretende disponibilizar às OSC. Através de uma dinâmica de trabalhos de grupo e questionários individuais, foram recolhidas informações relativas ao histórico das associações, às suas respectivas fases de evolução, às competências organizacionais desenvolvidas, aos domínios organizacionais mais fracos, assim como aos objectivos traçados, num período de cinco anos. No final do processo e com base nos resultados obtidos, será elaborado, ao nível individual de cada organização, um plano estratégico designando as acções a serem adoptadas com vista ao reforço dos domínios organizacionais identificados como os menos desenvolvidos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em (Ciência Política e Relações Internacionais)
URI: http://hdl.handle.net/10362/8070
Aparece nas colecções:FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FILIPA_CAMPELO_tese versao final 22-03-2012.pdf3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.