Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/80305| Título: | Pensamento e Obra de Arte. A consideração da Obra de Arte como Microcosmo |
| Autor: | César, Andreia Peres Costa |
| Orientador: | Venturinha, Nuno Carlos |
| Palavras-chave: | Arte Juízo estético-artístico Macrocosmo Microcosmo Obra de arte Pensamento Readymade |
| Data de Defesa: | 25-Jul-2019 |
| Resumo: | A dissertação trata o tema da arte e a íntima relação entre a sua experiência e o seu pensamento.
Introduz-se um entendimento possível do conceito de arte, observando-se a circunscrição do
enunciável tanto no que respeita a este conceito como aos objectos por ele designados. Atendese
ao juízo reflexivo e à sua importância para a recepção e compreensão da obra de arte,
recorrendo-se à caracterização (i) de uma hipótese tautológica para a arte, (ii) do papel
preponderante da atribuição do sentido artístico e do conjunto dos seus significados, tomandose,
para tal, o exemplo do readymade, e (iii) da indeterminação da obra de arte frente à potencial
revelação dos seus aspectos. Expõem-se os conceitos de macrocosmos e microcosmos da arte,
referindo-se ainda a diferenciação entre o seu sentido e significados. Por fim, apresenta-se a
posição teórica resultante da indagação realizada, sob a forma de síntese, pela indicação de um
valor cognitivo na arte radicado na duplicidade experiência-juízo. This dissertation deals with the subject of art and the intimate relationship between its experience and its thinking. It introduces a possible understanding of the concept of art, observing the circumscription of the enunciable both in reference to this concept and the objects it designates. It is also addressed the reflective judgment and its importance for the reception and understanding of the work of art by means of a characterization of (i) a tautological hypothesis for art, (ii) the preponderant role of the attribution of the artistic sense and the set of its meanings, taking the example of the readymade, and (iii) the indeterminacy of the work of art in the face of the potential revelation of its aspects. The concepts of macrocosms and microcosms of art are exposed, with references also to the differentiation between their significance and meanings. Finally, the dissertation presents the theoretical position resulting from the inquiry carried out, under the form of a synthesis, by the indication of a cognitive value in art rooted in an experience-judgment duplicity. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/80305 |
| Designação: | Filosofia |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AndreiaCesarPensamentoeObradeArteCorrigida.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











