Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/80214| Título: | Chants, Raps and Songs - How they enhance language learning |
| Autor: | Fernandes, Paula Cristina de Mira |
| Orientador: | Leslie, Carolyn E. Matos, Ana |
| Palavras-chave: | Chants Language memorisation Young learners Raps Chunks English as a Foreign Language Lengalengas Canções |
| Data de Defesa: | 31-Jul-2019 |
| Resumo: | This action research study aims to show how chants, raps and songs can enhance language memorisation in an English as a Foreign Language classroom and what contributes to it. During my second practicum period I collected data through questionnaires, worksheets, observation grids, a learning journal and students’ interviews. These tools helped me understand what is behind chants, raps and songs when teaching a foreign language. I learned that my students loved rhythm, rhymes, repetition, gestures, imitation, body language, intonation and that all of these combined were a booster to language memorisation. I observed that there was language appropriation and that children were able to recall chants, raps and songs taught in the class through repetition, gestures and rhythm. Chants, raps and songs also contributed to “maximise language pronunciation, intonation, ear training…” (Brewster, Ellis & Gerard, 2002, p.164). They have beats that contribute to language learning through the repetition of chunks, enhancing memory ability. Teachers may use chants, raps and songs as “warmers, as closers, to introduce new language, to practise language, to revise language (Brewster, Ellis & Gerard, 2002, p.168). Should teachers use these more often they may contribute to the ability to train their students’ memory. Este estudo pretende essencialmente mostrar como é que a música, o rap e as lengalengas podem aumentar a capacidade de memória dos alunos. O projeto foi realizado com o intuito de descobrir como é que os aprendentes de inglês memorizam vocabulário e o que contribui para tal. A música, o rap e as lengalengas contêm ritmo. O ritmo, a repetição, os gestos, a linguagem corporal, a entoação atraem as crianças de uma forma natural e contribuem para aumentar a capacidade de memória dos alunos. Contribuem igualmente para maximizar a pronúncia, a entoação e o treino auditivo (Brewster, Ellis & Gerard, 2002, p.164). Os professores podem usá-los para criar rotinas, introduzir vocabulário, praticá-lo e revê-lo (Brewster, Ellis & Gerard, 2002, p.168). Se usarem a música, o rap e as lengalengas com mais frequência contribuirão para o aumento da capacidade de memória dos seus alunos. A recolha de informação para este estudo foi realizada através de questionários, fichas, registos de observação, diário de bordo e entrevistas aos alunos. Esta investigação ajudou-me a perceber o que está envolvido no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira através de músicas, raps e lengalengas. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/80214 |
| Designação: | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VersãoMelhorada_FinalReport_PaulaMiraFernandes.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











