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http://hdl.handle.net/10362/79564| Título: | Fake News e a Desinformação: perspetivar comportamentos e estratégias informacionais |
| Autor: | Sintra, Marta Catarina Dias |
| Orientador: | Vai, Carlos Tam Chuem Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho |
| Palavras-chave: | Fake news Desinformação Gestão e Curadoria de Informação Comportamento Informacional Ética Informacional Disinformation Information Management and Stewardship Information Behavior Information Ethics |
| Data de Defesa: | 15-Jul-2019 |
| Resumo: | A presente dissertação aborda a problemática das fake news e da desinformação, designadamente no que concerne aos comportamentos e estratégias informacionais, centrando-se nas dimensões comportamentais, sobretudo no risco, na confiança, na solidariedade e na sociabilidade. Neste âmbito, objetivo fundamental é compreender de que forma o risco, o grau de confiança, a sociabilidade e a solidariedade afetam na partilha de conteúdo informacional suscetível de ser fake news e/ou desinformação.
Neste contexto, procurámos compreender as formas de criação e disseminação das fake news e da desinformação e quais os papéis que a Gestão e Curadoria da Informação podem assumir neste fenómeno.
Para alcançar esse desidrato iniciámos uma pesquisa documental, porque permite saber o que foi escrito, o que foi feito e o que é defendido pelos autores e as suas motivações por forma a definir e limitar o nosso objeto de estudo. Foram conduzidas entrevistas exploratórias e aplicado de um questionário a militares do Exército e a alunos do Mestrado de Gestão e Curadoria de Informação (NOVA FCSH e NOVA IMS).
Os resultados sugerem que as dimensões sociabilidade e a confiança têm um impacto direto e positivo na intenção de partilhar e, por outro lado, as dimensões solidariedade e risco as hipóteses não se confirmaram.
Tendo em conta a relevância destas dimensões é apresentado um modelo estrutural, demonstrando os fatores que influenciam na partilha de conteúdo informacional, suscetível de as originar.
O estudo destaca as fake news enquanto tema emergente na sociedade moderna, com implicações diretas para a liberdade de expressão, nos comportamentos e, mesmo na ética informacional, propagada através das diversas plataformas online. No contexto das estratégias, o gestor e curador de informação deve estar consciente da exigência das plataformas digitais e possuir conhecimentos e competências adequadas à curadoria e gestão da informação. This dissertation deals with the problems of fake news and disinformation, particularly with regard to informational behaviors and strategies, focusing on behavioral dimensions, especially on risk, trust, solidarity and sociability. In this context, the fundamental objective is to understand how risk, trust, sociability and solidarity affect the sharing of informational content that may be fake news and / or misinformation. In this context, we have tried to understand the ways in which fake news and disinformation are created and disseminated, and what roles the Information Management and Curatorization can play in this phenomenon. In order to reach this dehydrate we started a documentary search, because it allows us to know what was written, what was done and what is defended by the authors and their motivations in order to define and limit our object of study. Exploratory interviews were carried out and a questionnaire was applied to army soldiers and students of the Master of Information Management and Curatorate (NOVA FCSH and NOVA IMS). The results suggest that the dimensions sociability and trust have a direct and positive impact on the intention to share and, on the other hand, the dimensions of solidarity and risk, the hypotheses have not been confirmed. Considering the relevance of these dimensions is presented a structural model, demonstrating the factors that influence the sharing of information content, which may originate them. The study highlights fake news as an emerging theme in modern society, with direct implications for freedom of expression, behavior and even informational ethics, propagated through the various online platforms. In the context of strategies, the information manager and curator must be aware of the requirement of digital platforms and have the appropriate knowledge and skills to curate and manage information. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/79564 |
| Designação: | Gestão e Curadoria de Informação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
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