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http://hdl.handle.net/10362/79558| Título: | A receção dos leitores à crítica contemporânea de cinema em Portugal: performatividade e impacto no consumo cinematográfico |
| Autor: | Rodrigues, Ricardo João da Silva |
| Orientador: | Silva, Marisa Torres da Silva, Dora Santos |
| Palavras-chave: | Jornalismo cultural Jornalismo de cinema Crítica Audiência Audience Cinema journalism Cultural journalism Film review |
| Data de Defesa: | 11-Jul-2019 |
| Resumo: | Desde o seu nascimento no início do século XX à introdução do paradigma
“Cahiers du Cinèma” nos anos de 1950 em França que a crítica de cinema se tornou uma
importante vertente do jornalismo cultural. Hoje, com as constantes mutações que o
mundo do jornalismo vive, os papéis da crítica e do crítico encontram-se também num
processo de restruturação, exigindo uma reanálise da utilidade atual da crítica, do papel
do crítico e das relações que estabelece com a audiência, assim como da reavaliação do
seu impacto performativo, que se procura fazer neste trabalho.
Para chegar ao objetivo supramencionado, optou-se por uma metodologia
mista, que integrou quatro entrevistas a profissionais da crítica cinematográfica feita em
Portugal e um inquérito a 500 indivíduos sobre a sua relação com a crítica de cinema e
a sua influência no seu consumo cinematográfico de filmes em estreia.
O estudo conclui que a crítica é ainda hoje um subgénero do jornalismo de
cinema com importância, procurado pelas audiências e consultado pelas mesmas. O
crítico de cinema é ainda um influenciador, mas também uma entidade vista com
alguma desconfiança e irrelevante enquanto autor. A crítica tem capacidade de ser
performativa nos hábitos de consumo nas audiências de filmes em estreia, mas com
limitações. Since its birth in the early twentieth century, solidification in the 1920s in the US and introduction of the paradigm "Cahiers du Cinéma" in the 1950s in France, that film criticism has become a major strand of cultural journalism. Today, with the constant changes in the world of journalism, the role of critics and film reviews are also in a process of restructuring, thus requiring a reanalysis of the current usefulness of criticism, the role of the film critic and the relationships it establishes with the audience, as well as the reevaluation of its performative impact, which we intend to do in this thesis. To reach the above-mentioned objective, a mixed methodology was chosen, which included four interviews with professionals of cinema criticism in Portugal, and a survey on 500 individuals about their relationship with film criticism and their influence on their cinematographic consumption of films in debut. The study concludes that criticism is still today a subgenre of importance within film journalism, sought by audiences and consulted by them. The film critic is still an influencer, but also an entity seen with some suspicion and irrelevant as an author. Film reviews have the capacity to be performative in the consumption habits in the audiences of films in debut, but with limitations |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/79558 |
| Designação: | Ciências da Comunicação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Ricardo Rodrigues_FCSH_N38056.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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