Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/75823
Título: Comunicação, Informação e Audiências: o caso da Fundação Portuguesa das Comunicações
Autor: Néo, Sofia Bruno de Lourenço e
Orientador: Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho
Palavras-chave: Fundação Portuguesa das Comunicações
Informação
Comunicação organizacional
Audiências
Social Media
Gestão e Curadoria da Informação
Organizational Communication
Audiences
Social Media
Information Management and Curation
Data de Defesa: 6-Jun-2019
Resumo: Esta dissertação pretende apresentar os resultados de uma investigação e reflexão aplicada à realidade da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) na sua Gestão da Comunicação Externa de Informação através de uma revisão de literatura e da recolha de dados de observação dos canais online de comunicação da FPC, complementados por duas entrevistas à diretora do departamento de Comunicação e Relações Públicas das FPC. A abordagem realizada na perspetiva da Gestão e Curadoria da Informação, considera o processo da informação, o comportamento informacional dos consumidores da informação, a comunicação estratégica, a aplicação das estratégias de Marketing e a segmentação de audiências e, a curadoria da informação digital e a preservação digital de conteúdos. Tem como objetivos: 1) averiguar se a Comunicação Externa de Comunicação da FPC valoriza a sua missão e visão, 2) apurar como é medido o retorno da comunicação externa de informação da FPC e 3) verificar a existência de uma prática de Gestão e Curadoria dos conteúdos publicados no âmbito da sua comunicação externa. Concluiu-se que a Comunicação Externa de informação da FPC valoriza a sua missão e visão através da divulgação das suas atividades e eventos, apesar de carecer da adoção de estratégias mais direcionadas para os seus públicos; o retorno da comunicação externa de informação da FPC é medido através de apreciação global que é aplicada a toda a organização, sem objetivos concretos para a comunicação externa; não existe uma prática de Gestão e Curadoria da Informação para além da preservação a curto prazo dos conteúdos provenientes da Comunicação Externa de Informação da FPC.
This master dissertation aims to present the results of an investigation within Information Management and Curation by analyzing the case study of the Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) through literature revision and data collection from the observation of external communication online and through two interviews to the director of the Department of Communication and Public Relation of the FPC. The case study entails the observation of external communication through different disciplines such as Consumer Behaviour, Information Process, Audiences Segmentation, Content Marketing, and Digital Curation and Digital Information Preservation. It is meant to verify if the External Communication of FPC respects the mission and vision of the organization and the existence of a measure of the impact of external communication and if it has a practice of information management and curation of the contents derived from the published in its external communication. In conclusion the External Communication of FPC respects the mission and vision of the organization; there is not a measure of the impact of external communication besides a general one that is applied to all the departments of the organization, without specific objectives to the external communication; and it does not exist a practice of information management and curation of the contents derived from the publication in it’s external communication.
URI: http://hdl.handle.net/10362/75823
Designação: Gestão e Curadoria de Informação
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

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