Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/75125
Título: Responsabilidade Social Corporativa: Sustentabilidade, Reputação e Gestão dos Stakeholders
Autor: Eusébio, Luís Eduardo Crespo
Orientador: Ferreira, Ivone
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa
Gestão dos Stakeholders
Sustentabilidade
Identidade
Imagem e Reputação
Lealdade
Corporate Social Responsibility
Stakeholder Management
Sustainability
Identity
Image and Reputation
Loyalty
Data de Defesa: 16-Mai-2019
Resumo: O modelo de desenvolvimento em que se alicerçou o desregrado progresso económico dos últimos 200 anos, pautado por uma obsessiva maximização do lucro, evidencia-se, atualmente, insustentável, atendendo à destruição de capital social e ambiental que provocou. As organizações têm, por isso, sido submetidas a uma crescente pressão para reconfigurarem as suas prioridades à luz das necessidades, expectativas e aspirações das suas constelações de stakeholders. Tendo em conta o défice de legitimação social que defrontam, cada vez mais se manifesta imprescindível que as empresas fomentem um permanente diálogo com todos os seus grupos de interesse, procurando, acima de tudo, contribuir para um crescimento inteligente, inclusivo, justo e sustentável da sociedade. A noção de ‘Responsabilidade Social Corporativa’ emerge desta premente necessidade de integrar preocupações de cariz social e ambiental na agenda das organizações, em nome de uma forma mais aberta, humana e transparente de fazer negócios. Desde a década de 1950, múltiplos foram os autores que se debruçaram sobre este conceito, que, ao longo do tempo, deixou de ser conotado com as ideias de filantropia e caridade para passar a ser integrado no âmago do planeamento estratégico das companhias. A Responsabilidade Social Corporativa não responde, somente, a um imperativo de natureza ética ou moral. Trata-se, de igual modo, de um imperativo económico. Um posicionamento baseado numa postura responsiva em relação às necessidades e reivindicações dos stakeholders e da sociedade releva de uma capacidade ímpar para incrementar o capital reputacional da empresa – os públicos sentirão uma maior propensão para se identificarem com organizações em que reconheçam traços de caráter confiáveis e prestigiados. Deste modo, num contexto marcado pelo constante escrutínio fomentado pelas ferramentas da Web 2.0, o cumprimento dos deveres de cidadania corporativa emerge como condição basilar para o sucesso das empresas a longo prazo.
The development model in which the detrimental economic progress of the last 200 years has been based – one structured by an obsessive maximization of profit – is evidently unsustainable given its deterioration of both social and environmental capital. Consequently, organizations have been under growing pressure to tailor their priorities to the needs, expectations, and aspirations of their prized stakeholders. In light of the absence of social legitimacy faced by these organizations, it becomes increasingly imperative that companies engage in permanent dialogue with all of their interest groups so as to invest in an intelligent, inclusive, just, and sustainable development of society. The notion of 'Corporate Social Responsibility' emerges from this pressing need to integrate social and environmental concerns into the agenda of organizations, for the sake of a more accessible, human, and transparent way of doing business. Since the 1950s many authors have analyzed this concept, which has ceased to be connoted with the ideas of philanthropy and charity to be integrated into the core of strategic company planning. Corporate Social Responsibility is not solely a response to an ethical or moral dilemma. In equal measure, the notion of corporate accountability is also an economic imperative. A positioning based on a responsive attitude towards the needs and demands of stakeholders and of society promotes an unparalleled ability to increase reputational capital of the company - the public can feel a greater propensity to identify with the reliable and admirable character of such organizations. Thus, in a context marked by constant scrutiny fostered by Web 2.0 tools, compliance with corporate citizenship duties emerges as a basic condition for long-term business success.
URI: http://hdl.handle.net/10362/75125
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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