Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/7394
Título: Developing writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school level
Autor: Funenga, Sofia Afonso
Palavras-chave: Competências de escrita
Ensino do inglês
Blogs
e-mail
Motivação
1º ciclo
Data de Defesa: Mar-2012
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Hoje em dia, os alunos do 1º ciclo do ensino básico têm um acesso facilitado a computadores e a diversos recursos na internet, como blogs, e-mail, Twiducate, que podem ser usados para promover a aprendizagem do inglês como segunda língua e para desenvolver as competências de escrita numa língua estrangeira. Este action research pretende responder à questão Pode o uso de blogs e e-mail melhorar as competências de escrita dos alunos do 1º ciclo? Para desenvolver este action research foi concebido um Workshop de escrita com oito meses de duração, envolvendo dezanove alunos do 1º ciclo, com oito e nove anos de idade. Foram formados grupos de três e quatro alunos e foram desenvolvidas atividades de escrita, com recurso a computadores Magalhães, em grupo e utilizando a metodologia de process writing. Os alunos tiveram acesso ao Twiducate e ao e-mail, e foi criado um blog para cada grupo para que os alunos pudessem publicar todos os seus rascunhos, bem como partilhar textos com os seus colegas e escrever comentários sobre os rascunhos. Foi possível concluir que o uso de blogs e do e-mail proporcionou aos alunos verdadeiros objetivos para escrever, interlocutores autênticos e feedbacks genuínos, o que ajudou a alterar a atitude dos alunos face às atividades de escrita e a melhorar o conteúdo e a linguagem dos textos. As conclusões deste action research sugerem que ferramentas disponíveis online, como blogs, e-mail e o Twiducate, podem ser usadas em sala de aula, nomeadamente desde o 1º ciclo, para promover diferentes oportunidades de aprendizagem, para desenvolver a interatividade e para fomentar um processo de aprendizagem ativo e independente.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign Language
URI: http://hdl.handle.net/10362/7394
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.