Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7242
Title: Promoção da educação intercultural: o contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da História e Geografia
Author: Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
Keywords: Educação intercultural
Multiculturalismo
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
Defense Date: Dec-2011
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, incide sobre as actividades desenvolvidas nas turmas 11º J da escola Secundária Miguel Torga e 11º 2 e 3 da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, no ano lectivo de 2010/2011. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira faz-se uma breve apresentação do tema central do trabalho – Educação Intercultural – onde se tentam definir de alguns conceitos chave e se traça uma evolução das práticas relativas à educação intercultural em Portugal. Na segunda, descrevem-se algumas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada bem como uma reflexão sobre a sua aplicação e vivência do estagiário nas escolas. A multiculturalidade dos alunos das referidas turmas permitiu a aplicação de estratégias que promoveram a educação intercultural e os seus princípios orientadores, como a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica ou a coesão social.
Description: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/7242
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_PES_2010-2011_Ana Rolão.pdf2,92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.