Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/7012
Título: Movie Marketing: o caso português
Autor: Leonardo, Ágata
Orientador: Ferreira, Domingos
Palavras-chave: Cinema
Marketing
Público
Data de Defesa: Set-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A arte cinematográfica, quase desde o seu nascimento, teve necessidade de se auto-promover, sendo que cada vez mais se pode considerar essa publicitação uma arte em si mesma. Mais de metade dos filmes produzidos anualmente fazem parte do cinema mainstream. Estes, antes de um produto artístico, são um produto que necessita garantir a sua rentabilidade, sendo essencial salvaguardar e aumentar o número de espectadores. Os filmes começam a ser anunciados semanas, ou mesmo meses antes da estreia, criando complexas campanhas publicitárias, garantindo que não só o público alvo toma conhecimento da existência de determinado filme, mas sim o maior número de potenciais espectadores - consumidores de filmes. Os meios para a divulgação são variados, a publicidade televisiva, os sites (meios de comunicação cada vez mais utilizados), os “tradicionais” trailers, os outdoors que interpelam até o transeunte mais alheio, ou mesmo as magazines, em publicações especializadas, ou não. Visto isto, e se a publicidade reconhece o filme enquanto elemento importante do complexo processo de propaganda, também o contrário deveria acontecer – algo que só sucede nas maiores industrias da área. Assim sendo, desenvolve-se neste trabalho uma análise crítica da dupla relação entre cinema/ marketing, e espectador/ marketing, com base no público do cinema português, observando e comentando, em paralelo, o envolvente global da indústria cinematográfica.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cinema e Televisão
URI: http://hdl.handle.net/10362/7012
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
agata.pdf5,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.