Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/68
Title: Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
Author: Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires
Advisor: Ambrósio, Teresa
Matos, José Manuel
Keywords: Aprendizagem da geometria
Modelo de van Hiele
Ambientes geométricos computacionais
Figura geométrica
Conjecturas
Provas
Defense Date: 1994
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Um ambiente geométrico dinâmico (AGD) computacional permite fazer construções e manipulá-las, conservando invariantes as relações estabelecidas. Neste estudo pressupôs-se que recorrendo a um AGD se podem criar estratégias poderosas para a construção pessoal e social do conhecimento geométrico. À luz dessa hipótese, investigou-se como é que os alunos exploram - realizam, justificam e investigam - construções num AGD e como é que isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, operacionalizada numa intervenção didáctica levada a cabo numa turma do 9ºano.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/68
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
junqueira_1994.pdf13,11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.