Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/57601
Título: O corpo que fala: sociabilidades, identidade(s) e performance no baile da Casa do Alentejo
Autor: Lima, Carlos Miguel Mousinho
Orientador: Costa, Catarina Alves
Palavras-chave: Casa do Alentejo
Documentário
Antropologia Visual
Entrevista
Narrativas de vida
Visual Anthropology
Documentary
Interview
Life narratives
Data de Defesa: 27-Nov-2018
Resumo: O documentário O corpo que fala apresenta fragmentos de histórias, de narrativas de vida, de quatro pessoas que frequentam o baile de domingo da Casa do Alentejo, em Lisboa. Trata-se do objeto final de uma pesquisa etnográfica que, recorrendo à implementação de práticas e mecanismos de realização cinematográfica, privilegiou o encontro e o diálogo com o outro através do dispositivo da entrevista filmada. É o resultado de uma abordagem individualizada, à procura de um discurso subjetivo e pessoal, em que pretendi valorizar o ato de contar histórias, de narrar a vida, como forma de refletir sobre a experiência humana – maneiras de estar, dizer ou ser. Neste relatório, descrevo o processo de trabalho, o conjunto de ações realizadas no terreno, os procedimentos de aproximação à realidade do baile, às pessoas que o frequentam, e à escolha das personagens/interlocutores que vemos e ouvimos no filme. Analiso, também, as implicações epistemológicas e metodológicas, e outras, do foro ético, decorrentes das opções de realização e das obrigações do autor, que faz e dá a ver.
O corpo que fala is a documentary that presents fragments of stories - life narratives - of four people who attend the Sunday Ball at Casa do Alentejo, in Lisbon. It is the product of an ethnographic research, which consisted of the implementation of practices and mechanisms of film directing, favouring meeting and dialogue between the director and the other, through the device of a filmed interview. It is the result of an individualised approach, looking for a subjective and personal discourse, in which I intend to value the act of storytelling and life narrative, as a way of thinking about human experience - ways of being or speaking. In this report, I describe the working process, the set of actions carried out on the field, the procedures to approach the reality of the ball dance, the people who attend it and the choice of the characters/interlocutors we see and hear in the film. I also analyse the epistemological and methodological implications, as well as questions of ethical nature, that arise from the choices and obligations of the author who makes them and decides to reveal them.
URI: http://hdl.handle.net/10362/57601
Designação: Antropologia
Aparece nas colecções:FCSH: DA - Dissertações de Mestrado

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