Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/57501| Título: | A Aplicação do Brainstorming nas Aulas de Geografia |
| Autor: | Xavier, Thiago da Conceição |
| Orientador: | Pimentel, Dulce |
| Palavras-chave: | Aprendizagens ativas Brainstorming Ensino de Geografia |
| Data de Defesa: | 26-Nov-2018 |
| Resumo: | Durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia no 3.° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolveu-se uma investigação prática sobre a aplicação do brainstorming nas aulas de Geografia. A questão central e orientadora do trabalho é perceber o alcance e o potencial do brainstorming, combinado com diversos métodos, para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de Geografia no ensino básico e no ensino secundário. A PES decorreu na Escola Básica e Secundária de Alvide, no município de Cascais, durante o ano letivo de 2017-2018, com uma turma do 9.° ano e uma outra do 11.° ano, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, nas quais colocámos em prática a utilização do brainstorming combinado com outros métodos de ensino e aprendizagem, em diferentes contextos e temas dos programas de Geografia. Num primeiro momento, apresenta-se o brainstorming, discutindo a sua origem e a sua apropriação pela educação, e faz-se uma reflexão teórica sobre as suas possibilidades de utilização enquanto técnica de aprendizagem ativa. Num segundo momento, teoria e prática são articuladas, através da descrição-análise-interpretação de alguns conjuntos de aulas lecionados, com o auxílio do método denominado de investigação qualitativa. A avaliação dos dados coletados permitiu afirmar que, no caso estudado, o brainstorming contribuiu para a aprendizagem de conceitos, para responder a questões variadas e levantar outras para investigação. Para além disso encorajou uma maior participação dos alunos, aumentando a sua motivação, autoconfiança e auto-eficácia, e incentivou o trabalho em grupo e a confrontação de ideias e pontos de vista. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/57501 |
| Designação: | Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| relatorio_ver_final_thiagoxavier_ens_de_geografia.pdf | 4,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











