Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/54377
Título: | Integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem pelos professores do 1° e 2° Ciclo de uma escola portuguesa |
Autor: | Rapp, Marisa Lorena |
Orientador: | Freitas, João Correia de |
Palavras-chave: | TIC professores uso das Tecnologias da Informação e Comunicação 1° e 2° ciclo de ensino básico |
Data de Defesa: | Dez-2017 |
Resumo: | Há alguns anos as Tecnologias de Informação e Comunicação começaram a ser parte do contexto educativo português. As escolas foram equipadas com recursos tecnológicos digitais adequados e os professores receberam diferentes tipos de formação contínua com o objetivo de acompanhar as mudanças da sociedade da informação. Neste sentido esta dissertação analisa o modo como os professores do 1° e 2° ciclo de uma escola portuguesa utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação nas suas práticas letivas. Através da revisão da literatura são apresentadas diferentes iniciativas realizadas pelo governo português e entidades privadas para integrar as TIC ao sistema educativo. Também foi definido o conceito de TIC utilizado neste estudo, assim como identificados os benefícios da sua utilização na educação, as estratégias que podem ser usadas para a sua implementação nos processos de ensino e aprendizagem e as investigações científicas realizadas nas diferentes escolas portuguesas sobre a utilização das TIC que fazem os professores destes níveis. O método utilizado foi o estudo de caso único descritivo de natureza mista, através de inquérito por questionário, de inquérito por entrevista e da observação direta. Foram assim obtidos dados da amostra do tipo não aleatório, por conveniência e por isso não representativa de todos os professores portugueses. Os dados obtidos revelam uma utilização pedagógica das TIC de forma essencialmente mais tradicional pela maioria dos professores, mas um número reduzido deles já as utiliza em atividades mais inovadoras e nas quais os próprios alunos estão em interação direta com estas tecnologias. A partir da análise destes dados é sugerida uma proposta que permita enriquecer as práticas dos professores com o uso educativo das TIC. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/54377 |
Designação: | Mestre em Educação, com Especialização em e-Learning e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação |
Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rapp_2017.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.