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http://hdl.handle.net/10362/5330| Título: | Representações sociais da escola : perspectivas e influências dos irmãos mais velhos no percurso escolar de alunos do 3º CEB |
| Autor: | Pinto, Judite da Conceição Augusto Alves Dias |
| Orientador: | Silva, Maria do Carmo Vieira da |
| Palavras-chave: | Escola Família Representações Sociais |
| Data de Defesa: | Set-2010 |
| Editora: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universiadade Nova de Lisboa |
| Resumo: | Dadas as contínuas alterações na sociedade, com mudanças na estrutura da organização familiar, interessa conhecer e perceber qual o entendimento que os irmãos mais velhos têm da Escola em geral e da escola dos seus irmãos em particular e quais as possíveis influências dos primeiros em relação aos segundos, no que concerne os percursos escolares. A investigação insere-se numa abordagem descritiva e exploratória. Foi desenvolvida numa escola do ensino básico, no concelho de Lisboa, vocacionada para a integração de jovens em risco de exclusão social e envolveu cerca de oitenta e quatro educandos do terceiro ciclo e sessenta e dois irmãos mais velhos. Os principais objectivos deste trabalho consistem em perceber, partindo das representações veiculadas pelos irmãos mais velhos, que opiniões e entendimento têm estes da Escola em geral e da escola dos irmãos em particular, a forma como as mesmas influenciam os irmãos mais novos ao nível da socialização, da motivação e do processo de ensino-aprendizagem e verificar de que forma é que as diferentes perspectivas se aproximam ou distanciam entre si. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário, como principal técnica de recolha de dados, contactos informais, recorrendo-se também à entrevista estruturada, com vista à consolidação dos dados obtidos. O presente trabalho é constituído por três partes (I, II e III). Na I parte inclui-se o enquadramento teórico que está organizado em torno de três capítulos, nos quais são abordados os conceitos da Escola enquanto Instituição, as relações que se estabelecem entre a Escola e a família e os vários conceitos existentes em torno das representações sociais. Na parte II é apresentado o estudo empírico, distribuído pelos capítulos IV e V nos quais é explicitado: o processo metodológico utilizado, a apresentação e a discussão dos resultados obtidos. Na III e última parte são apresentadas as conclusões do estudo e feitas algumas recomendações para que estudos posteriores possam aprofundar melhor a temática abordada. |
| Descrição: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação (Área de Especialização em Análise e Intervenção em Educação) |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/5330 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 1ª Parte Tese.pdf | 1ª parte | 340,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
| 2ª Parte Tese.pdf | 2ª parte | 2,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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