Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/49223
Título: Course books as menus, not as recipes
Autor: Lourenço, Ana Elisabete Fernandes dos Santos
Orientador: Mourão, Sandie
Matos, Ana
Palavras-chave: Manuais escolares
Course books
Lesson planning
Jovens aprendentes
English
Young learners
Manuais
Planificar aulas
Inglês
Data de Defesa: 10-Jul-2018
Resumo: This report aims to respond to my initial research question which was “What are the possibilities of using a course book as a menu?” and its main aim was to discover how it is possible to teach English in the 1st cycle in Portugal and accomplish the Metas Curriculares without always using the course book: in this case by designing a unit from scratch and creating original materials. This study took place from September 2016 to February 2017 in a 4th grade class in a primary school in Portugal. The results show that I was able to follow the Metas without the course book and enrich learning by including more student-centred and interactive activities. My study also shows that students may enjoy lessons designed by teachers from scratch more, although it is more time-consuming and does not always guarantee that every activity will be successful. During the research project there were significant differences felt from my perspective as a teacher and materials creator, which will also be approached.
Este relatório pretende responder à minha questão inicial, nomeadamente “Quais são as possibilidades de usar um manual como um menu?” e o objetivo principal é descobrir como é possível lecionar Inglês no 1º Ciclo em Portugal e cumprir os objetivos das Metas Curriculares sem se ter de recorrer sempre ao manual: neste caso criando uma unidade de raiz e materiais originais Este estudo realizou-se entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017 numa turma de 4º ano numa escola do 1º ciclo em Portugal. Os resultados demonstram que consegui atingir as Metas sem o manual e enriquecer as aprendizagens ao incluir atividades mais interativas e mais centradas nos alunos. O meu estudo revela também que os alunos poderão gostar mais das aulas criadas de raiz pelos próprios professores, apesar de exigir muito mais tempo e de nem sempre garantir que todas as atividades sejam bem sucedidas. Durante este projeto de investigação foram sentidas diferenças significativas na minha perspectiva de professora e criadora de materiais que irão também ser abordadas
URI: http://hdl.handle.net/10362/49223
Designação: Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Course books as menus, not as recipes - versão corrigida e melhorada Ana Lourenço 2018.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.