Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/4823
Título: A Iconografia Musical da Custódia de Belém
Autor: Louro, João Pedro Romão
Orientador: Latino, Adriana
Moura, Carlos
Palavras-chave: Concerto angelical
Corpo de Deus
Custódia de Belém
D. Manuel
Iconografia musical
Procissão.
Data de Defesa: Set-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A Custódia de Belém apresenta, nos três registos das suas duas colunas, um concerto angelical que se relaciona com o aparato das devoções, popular e cortesã, que a festa do Corpo de Deus assumia no reinado de D. Manuel. Contribui para a celebração histórica, tão optimista quanto expansiva, da política do monarca. A chave para o seu entendimento musical leva em conta dois factores: o instrumentário patente nas artes visuais, assim como nas fontes documentais e literárias do período, e a organologia coeva. Ambos ajudam a identificar o instrumentário e a relacioná-lo com a circunstância cultural portuguesa do início do séc. XVI, mais concretamente, com a procissão do Corpo de Deus.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais.
URI: http://hdl.handle.net/10362/4823
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISS. Mestrado A Iconografia Musical da Custódia de Belém.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.