Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/4152
Título: E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
Autor: Martinho, Diogo de Sousa
Palavras-chave: Auto-Eficácia
E-Learning
Insucesso
Comportamento e aprendizagens
Data de Defesa: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A utilização cada vez maior da tecnologia na educação on-line tem exigido por parte dos professores, uma maior reflexão de como podem promover a motivação nos seus alunos dentro dos ambientes virtuais de ensino. Actualmente podemos observar no contexto de sala de aula, um enorme factor de desmotivação que poderá ser compreendido como elemento responsável pelo insucesso. Outras variáveis podem no entanto contribuir para esta realidade, como os diferentes ritmos de aprendizagem, problemas de assiduidade e problemas sociais, que se manifestam em dificuldades na promoção da auto-eficácia, nas metodologias mais tradicionais, que visam o sucesso académico afastado das crenças do aluno em si mesmo e nas suas capacidades de sucesso. A auto-eficácia envolve todas as componentes da personalidade do aluno e deve ser enquadrada no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Algumas questões levantam-se neste caso: podemos construir um programa que promova a auto-eficácia através do ensino on-line? Após aplicação e avaliação poderemos considerar que os alunos com maior auto-eficácia tem maior sucesso na aquisição das competências? No ensino profissional a aplicação de um programa de promoção de competências e autoeficácia poderá traduzir-se em mais conhecimentos? Numa amostra de trinta e quatro alunos de uma Escola Profissional na área da grande Lisboa, com uma média de idades de 18 anos, testou-se o programa e procedeu-se à sua avaliação. Desta forma, propomos um programa que evidencie os reais factores de promoção de auto-eficácia no ensino On-Line, ou seja, que dê uma resposta didáctica, motivando a autoeficácia do aluno e levando-o a ultrapassar as suas dificuldades e insucesso escolar.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning
URI: http://hdl.handle.net/10362/4152
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final_Diogo_Martinho.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.