Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/318
Title: Educação/formação, transformação de si e impacto na comunidade: contributo da passagem por um curso sócio-educativo numa história de vida
Author: Nogueira, Maria Noélia Soares Barroso
Advisor: Ambrósio, Teresa
Couceiro, Maria do Loreto
Defense Date: 2000
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: O presente trabalho inscreve-se na problemática da educaçãolformação, que constitui um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade adequada aos desafios actuais, uma sociedade cognitiva, baseada na cidadania e na justiça. A "Educação de Adultos", considerada no contexto de uma instituição educativa/formativa, é a área de investigação em que este estudo se desenrola, nomeadamente numa acção desenvolvida por esta instituição num determinado contexto espaço-temporal. Esta "Educação de Adultos" tem por fínalidade não só proporcionar a obtenção da escolaridade obrigatória mas ainda ter uma intervenção mais profunda no desenvolvimento do processo educativo/fonnativo. Através de novas estratégias de educaçãolformação que se inscrevem na desestruturação do paradigma da razão e da linearidade para dar lugar a um novo paradigma, de construtivismo, num modelo sistémico e de hipercomplexidade, consideram-se os actores, o pólo fundamental de desenvolvimento da sua própria educação/formação.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/318
Appears in Collections:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nogueira_2000.pdf11,85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.