Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/31476
Título: Educação ambiental - Instituto Çarakura, Florianópolis, Brasil
Autor: Huguet, Valentina Fonseca
Orientador: Pires, Iva Miranda
Palavras-chave: Educação ambiental
Instituto Çarakura
Florianópolis
Brasil
Ética ecocêntrica
Ecologia integral
Ecologia profunda
Pedagogia Waldorf
Pedagogia do brincar
Environmental education
Ecocentric ethics
Integral ecology
Deep ecology
Waldorf pedagogy
Pedagogy of playing
Data de Defesa: 10-Jan-2018
Resumo: Este relatório pretende apresentar o estágio em Educação Ambiental (EA) realizado no Instituto Çarakura (IÇara), em Florianópolis, Brasil, de maio a setembro de 2017. Para sua realização, é utilizada uma metodologia descritiva e bibliográfica, com base na experiência e nas atividades realizadas durante a mesma. A educação ambiental surge como uma resposta à crise ambiental contemporânea. Desenvolveu-se como parte do movimento ambiental e a consciencialização gerada sobre os problemas ambientais globais. A abordagem interdisciplinar recente da questão ambiental tem uma visão sistémica que abrange as relações entre ambiente, sociedade e indivíduo. Nesse sentido, uma nova concepção do homem coloca-o na posição de guardião da natureza, não a partir de uma posição externa, mas como parte dela. O estágio no Instituto Çarakura permitiu repensar os modelos teóricos, através da prática, em prol de uma abordagem adequada da Educação Ambiental
This paper intends to account for the internship in Environmental Education held at Instituto Çarakura (IÇara), in Florianopolis, Brazil, from May to September 2017. For its accomplishment a descriptive and bibliographic methodology is used, based on the experience and the activities realized during the sameone. Environmental education emerges as a response to the contemporary environmental crisis. It has developed as part of the environmental movement and the awareness generated about global environmental problems. The recent interdisciplinary approach to the environmental issue has a systemic view that encompasses the relationships between environment, society and the individual, in the face of discovering integral solutions of reciprocal and syntropical collaboration. The anthropological concept of Human places him in the position of guardian of nature, but not from an external position, but as part of it. The case of the Çarakura Institute is illustrated in order to reflect on the theoretical models in Environmental Education, and to focus on a possible way of developing this practice, being able to understand some of the challenges of environmental education today for the promotion of sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/10362/31476
Designação: Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Valentina Fonseca.pdf4,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.