Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/31476| Título: | Educação ambiental - Instituto Çarakura, Florianópolis, Brasil |
| Autor: | Huguet, Valentina Fonseca |
| Orientador: | Pires, Iva Miranda |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Instituto Çarakura Florianópolis Brasil Ética ecocêntrica Ecologia integral Ecologia profunda Pedagogia Waldorf Pedagogia do brincar Environmental education Ecocentric ethics Integral ecology Deep ecology Waldorf pedagogy Pedagogy of playing |
| Data de Defesa: | 10-Jan-2018 |
| Resumo: | Este relatório pretende apresentar o estágio em Educação Ambiental (EA) realizado no Instituto Çarakura (IÇara), em Florianópolis, Brasil, de maio a setembro de 2017.
Para sua realização, é utilizada uma metodologia descritiva e bibliográfica, com base na experiência e nas atividades realizadas durante a mesma.
A educação ambiental surge como uma resposta à crise ambiental contemporânea. Desenvolveu-se como parte do movimento ambiental e a consciencialização gerada sobre os problemas ambientais globais. A abordagem interdisciplinar recente da questão ambiental tem uma visão sistémica que abrange as relações entre ambiente, sociedade e indivíduo. Nesse sentido, uma nova concepção do homem coloca-o na posição de guardião da natureza, não a partir de uma posição externa, mas como parte dela.
O estágio no Instituto Çarakura permitiu repensar os modelos teóricos, através da prática, em prol de uma abordagem adequada da Educação Ambiental This paper intends to account for the internship in Environmental Education held at Instituto Çarakura (IÇara), in Florianopolis, Brazil, from May to September 2017. For its accomplishment a descriptive and bibliographic methodology is used, based on the experience and the activities realized during the sameone. Environmental education emerges as a response to the contemporary environmental crisis. It has developed as part of the environmental movement and the awareness generated about global environmental problems. The recent interdisciplinary approach to the environmental issue has a systemic view that encompasses the relationships between environment, society and the individual, in the face of discovering integral solutions of reciprocal and syntropical collaboration. The anthropological concept of Human places him in the position of guardian of nature, but not from an external position, but as part of it. The case of the Çarakura Institute is illustrated in order to reflect on the theoretical models in Environmental Education, and to focus on a possible way of developing this practice, being able to understand some of the challenges of environmental education today for the promotion of sustainability. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/31476 |
| Designação: | Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório Valentina Fonseca.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











