Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/29118
Título: Jornalismo "Cor-de-Rosa": uma prática jornalística ou não? O caso do Correio da Manhã
Autor: Figueiredo, Catarina Fonseca Donas Boto
Orientador: Silva, Dora Santos
Palavras-chave: Correio da Manhã
Jornalismo “cor de rosa”
Jornalismo
Celebridades
Fontes de informação,
Valor-notícia
Deontologia do jornalismo
Ética jornalística
Journalism
“Celebrity” journalism
Celebrities
Information sources
News values
Journalism Deontology
Journalism ethics
Data de Defesa: 11-Dez-2017
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito da componente não letiva do mestrado em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) é o resultado de três meses de estágio na secção Vidas do jornal generalista Correio da Manhã e da investigação académica que proporcionou. Teve como objetivo compreender se o jornalismo “cor de rosa” respeita as normas orientadoras do Código Deontológico do Jornalista vigente em Portugal e outros princípios éticos de forma a poder ser considerado “jornalismo”. Para isso, foi feita uma análise de conteúdo a um corpus de notícias publicadas nessa secção e entrevistas a elementos da redação. O relatório conclui que o jornalismo “cor de rosa” praticado no Correio da Manhã cumpre em geral os princípios éticos da profissão, mas apresenta algumas fragilidades que podem, por vezes, comprometer a sua imagem enquanto marca jornalística.
This report, prepared in the context of the non-learning component of the Journalism Master’s degree at the Faculty of Social and Human Sciences – NOVA University of Lisbon (NOVA FCSH), is the result of a three-month internship in the Vidas section of Correio da Manhã newspaper and the academic research it provided. It aimed to understand if "celebrity" journalism respects the guidelines of the Deontological Code for the Journalistic Professional in Portugal and other ethical principles so that it can be considered "journalism". For this, we conducted a content analysis to a corpus of news published in that section and interviews to the editorial staff. The report concludes that the "celebrity" journalism practiced in Correio da Manhã generally fulfills the ethical principles of the profession, but presents some weaknesses that can sometimes compromise its image as a journalistic brand.
URI: http://hdl.handle.net/10362/29118
Designação: Jornalismo
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório-de-Estágio_Catarina-Figueiredo_2017.pdf5,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.