Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/28429
Título: O Império Secreto no Jardim de Frances Hodgson Burnett: o Mapa da Cura
Autor: Martins, Marisa Alexandra da Silva
Orientador: Coelho, Maria Teresa Pinto
Palavras-chave: Jardim inglês
Literatura infantil
Literatura pós-colonial
Império britânico
Índia
children’s literature
English garden
Postcolonial literature
British Empire
Data de Defesa: 5-Dez-2017
Resumo: Este trabalho consiste no estudo de uma obra clássica da literatura infantil, The Secret Garden, em busca das alusões e mensagens coloniais que esta esconde. Demonstrámos que o texto pode ser lido como “fiction of empire”, representando, contudo, uma subversão do género por ser uma criança do sexo feminino a desencadear múltiplas aventuras e a exploração dos três cenários da obra: o jardim secreto, os moors e Misselthwaite Manor. A Índia é objeto de crítica durante toda a narrativa. O romance espelha a visão negativa, de dúvidas e incertezas, quanto ao futuro dos ingleses na Índia, que, após 1910, vários autores começaram a demonstrar nas suas obras. A nossa leitura põe em evidência a relação adulto-criança, tão semelhante à relação colonizador-colonizado. Analisámos, essencialmente, o crescimento de uma jovem, que, apesar da ameaça dos adultos, consegue finalizar a sua viagem com sucesso e encontrar o(s) derradeiro(s) tesouro(s).
This dissertation aims at studying a classic children’s book, The Secret Garden, by highlighting colonial allusions and messages that may be hidden in the text. It will be shown to what extent the novel can be read as fiction of empire, subverting, however, the genre because it is a young girl who unleashes multiple adventures and explores the three settings of the novel: the moors, the secret garden and Misselthwaite Manor. India is criticized throughout the novel. The text shows the negative and doubtful future of the British in India as perceived by several authors from 1910 onwards. The adult-child relationship, so similar to that between the colonizer and the colonized, will be emphasized. This dissertation mainly aims at showing the growth of a girl who, despite adults’ threats, manages to undertake a successful adventurous journey and find the ultimate treasure(s).
URI: http://hdl.handle.net/10362/28429
Designação: Línguas, Literaturas e Culturas
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

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