Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/27765| Título: | Comunidades de prática e aprendizagem em ambiente virtual: proposta de formação baseada na interação e colaboração em Programa de Residência Média em Anestesiologia |
| Autor: | Santos, Silvio Marcos Lima dos |
| Palavras-chave: | Ambiente virtual Aprendizagem colaborativa Residência médica Anestesiologia Tecnologias da informação e comunicação Virtual environment Comunidades de prática Collaborative learning Anesthesiology residency Technology Information and communication |
| Data de Defesa: | 24-Nov-2017 |
| Resumo: | Esta investigação tem por objetivo analisar a possibilidade da interação e a
colaboração através de uma plataforma virtual em modalidade de b-learning, com o
objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes de pós-graduação em
anestesiologia.
O enquadramento metodológico teve um caráter misto, assentado numa
abordagem qualitativa, e análise de dados quantitativos. Os instrumentos de recolha de
dados foram: revisão bibliográfica, pesquisas de páginas especializadas na internet,
questionários estruturados além de dados quantitativos de repositórios oficiais.
Ao final do estudo ficou evidenciado pelo relato dos sujeitos da pesquisa, que os
mesmos possuíam familiaridade com as tecnologias, e já faziam uso da internet para
pesquisas durante a graduação, apresentando dificuldades para o manuseio de
tecnologias apenas nas etapas iniciais do projeto. Apesar de serem nativos digitais, a
maior parte da amostra mostrou preferência por aulas presenciais complementadas por
pesquisa online. Nos registros obtidos foi demonstrada certa insegurança em expressar
opiniões entre os colegas de profissão, mas concordam que o método ajudou a ampliar o
conhecimento. No estudo, os alunos expressaram maior necessidade de interação por
parte dos preceptores para uma maior partilha de experiências, e que os assuntos
tratados na plataforma virtual esteja em concordância com a programação das aulas
presenciais. Em acordo com a literatura, os resultados mostraram que a flexibilidade de
acesso à plataforma no tempo e no espaço, foi uma das características positivas do
método. As opiniões expressadas pelos alunos demonstraram que o método
colaborativo de partilha de informações através de uma comunidade de prática e
aprendizagem virtual se mostrou válido como parte do currículo da especialização em
anestesiologia. This research aims to analyze the possibility of interaction and collaboration through a virtual platform in b-learning mode, with the aim of enhancing the learning of graduate students in anesthesiology. The methodological framework had a mixed character, based on a qualitative approach, and analysis of quantitative data. The data collection instruments were: bibliographic review, specialized web page searches, structured questionnaires, and quantitative data from official repositories. At the end of the study it was evidenced by the report of the research subjects, who were familiar with the technologies, and already used the internet for research during graduation, presenting difficulties for the handling of technologies only in the initial stages of the project. Despite being digital natives, most of the sample showed preference for face-to-face classes complemented by online research. In the records obtained, a certain insecurity was expressed in expressing opinions among colleagues in the profession, but they agree that the method helped to increase the knowledge. In the study, students expressed a greater need for interaction on the part of the teachers for a greater sharing of experiences, and that the subjects treated in the virtual platform are in agreement with the programming of the classroom lessons. According to the literature, the results showed that the flexibility of access to the platform in time and space was one of the positive characteristics of the method. The opinions expressed by the students demonstrated that the collaborative method of sharing information through a community of virtual practice and learning proved valid as part of the curriculum of the specialization in anesthesiology. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/27765 |
| Designação: | Gestão de Sistemas de E-Learning |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado EAD UNL- pdf .pdf | 885,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











