Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/25058| Título: | Encontros, confrontos e possibilidades do e-Learning na educação permanente em saúde de Alagoas |
| Autor: | Mendes, Milene Arlinda de Lima |
| Orientador: | Correia, Carlos |
| Palavras-chave: | E-Learning Sistema Único de Saúde Educação Permanente Permanent Education Unified Health System |
| Data de Defesa: | 3-Out-2017 |
| Resumo: | Esse estudo tem por objetivo avaliar o e-Learning como estratégia para fomentar a Educação Permanente em Saúde (EPS) em Alagoas. Posicionar o e-Learning na estratégia de EPS significa compreendê-la como disparador de integração de sujeitos através da formação de redes virtuais de educação em saúde. Tais redes firmam novas formas de interação e extrapolam distâncias físicas e temporais, criando um novo ambiente de aprendizagem, no qual o conhecimento é construído coletivamente (Paim & Guimarães, 2009, p.97). Trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido com alunos egressos do programa EPS em Movimento. O inquérito por questionário foi o método de recolha de dados escolhido, logo foi adaptado para este estudo, o instrumento edificado por Amorim (2013, p.94) aprovado pelo Comitê de ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo – Plataforma Brasil com o Parecer de Número 38309 de 18/06/2012. Diante dos resultados obtidos e respectiva análise, torna-se notória a efetivação dos objetivos propostos inicialmente nesta investigação. Assim, julga-se que esse trabalho pode servir como aporte para a implementação de estratégias de EPS na modalidade e-Learning. Neste estudo foram analisados inúmeros fatores relacionados ao programa EPS em Movimento no território de Alagoas. Logo, aqui são apresentadas informações relevantes quanto à eficiência, eficácia e efetividade do programa citado para a atuação dos profissionais, para os processos de trabalho em saúde, bem como o perfil e nível de aceitação dos participantes da pesquisa frente ao evento educativo. This study aims to evaluate e-Learning as a strategy to promote the Permanent Education in Health (EPS) in Alagoas. Placing e-Learning in the EPS strategy means understanding it as a trigger for integrating subjects through the formation of health education virtual networks. These networks establish new forms of interaction and extrapolate physical and temporal distances, creating a new learning environment in which knowledge is collectively constructed (Paim & Guimarães, 2009, p.97). This is a descriptive study with a quantitative approach, developed with students from the “EPS em Movimento” program. The questionnaire survey was the data collection method chosen, and the instrument built by Amorim (2013, p.94) approved by the Ethics and Research Committee of the Federal University of São Paulo – Plataforma Brasil with the Opinion Number 38309 of 06/18/2012. In view of the results obtained and its analysis, it becomes evident the effectiveness of the objectives proposed initially in this investigation. Thus, it is believed that this work can serve as a contribution to the implementation of EPS strategies in the e-Learning modality. In this study, many factors related to the “EPS em Movimento” program in the territory of Alagoas were analyzed. Therefore, it is presented here relevant information regarding the efficiency, efficacy and effectiveness of the cited program for the professionals' work, for the work processes in health, as well as the profile and level of acceptance of the participants of the educational event. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/25058 |
| Designação: | Gestão de Sistemas de E-Learning |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Versão corrigida e melhorada após defesa pública- Milene Arlinda de Lima Mendes - Disssertação.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











