Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/24053
Título: Ferramenta digital em E-Learning: uma estratégia de compartilhamentos de experiências adquirida em eventos custeados por recursos públicos
Autor: Albuquerque Júnior, Francisco Carlos de
Orientador: Correia, Carlos
Vieira, Andreia Teles
Palavras-chave: E-Learning
Digital
Ferramentas Digitais
Educação a Distância
Wireframe
Blog Corporativo
Corporate Blog
Data de Defesa: 8-Set-2017
Resumo: Espaços diversos, físicos ou digitais, vêm sendo desenvolvidos para que os portadores de conhecimento exponham seu aprendizado, tornando esses espaços uma potente fonte de saberes, troca de experiências e apresentação de boas práticas. Com o avanço das Tecnologias da Informação da Comunicação (TIC), dos Sistemas de Informação e Comunicação (SIC), juntamente com a profissionalização da Convergência de Mídia e do uso das Ferramentas Digitais, tipo blog, todos têm a ganhar: educadores e educandos, trabalhadores e usuários dessa ferramenta. Esta dissertação propõe-se, a saber, se os trabalhadores que atuam na função de gestão da Secretaria da Saúde do Estado de Alagoas (SESAU/AL) compartilham experiências adquiridas em eventos custeados por recursos públicos em uma ferramenta digital do tipo blog. Tais compartilhamentos poderão ser apresentados nos mais diversos formatos, como: resumos, apresentações, postagens, imagens, vídeos e fotos. Para isso, usou-se uma metodologia quantitativa, com abrangência descritiva, pois tivemos que levantar, verificar e analisar, as informações extraídas junto a esses sujeitos. Tivemos uma amostra considerável, segundo especialistas na área, com o nível de confiança de 90%. A recolha de dados foi realizada por intermédio de um questionário estruturado, que deu total liberdade a esses trabalhadores que se voluntariaram para sinalizarem se queriam ou não participar do inquérito. Os dados foram analisados de forma coletiva, e não individualizada, respeitando, assim, o sigilo destes sujeitos, e consolidando o laço de confiança firmando no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Acreditamos que os resultados encontrados neste trabalho poderão trazer ainda mais visibilidade para as ações educativas e as boas práticas promovidas por esta SESAU/AL.
Several spaces, physical or digital, have been developed so that the knowledge carriers can expose their learning, making these spaces a powerful source of knowledge, exchange of experiences and presentation of good practices. With the improvement of Information and Communication Technologies (ICT) and Information and Communication Systems (ICS), along with the professionalization of Media Convergence and the use of Digital Tools (blogtype), everybody wins: educators and learners, workers and users of this tool. This dissertation aims to identify if the labourers who work in the management function of the Health Department of Alagoas State (SESAU/AL) share experiences acquired in events funded by public resources in a blog-type digital tool. Such shares may be presented in a variety of formats, such as summaries, presentations, posts, images, videos and photos. For that, a quantitative methodology was used, with descriptive coverage, since we had to raise, verify and analyze the information obtained from these subjects. We had a considerable sample, according to experts in the field, with 90% of confidence level. The data collection was carried out through a structured questionnaire, which gave full freedom to those workers who volunteered to signal whether they wanted to participate or not in the survey. The data were analyzed in a collective way, not individualized, respecting, thus, the confidentiality of these subjects and consolidating the bond of trust signing in the Free and Informed Consent Term (TCLE). We believe that the results found in this study may bring even more visibility to the educational actions and good practices promoted by SESAU/AL.
URI: http://hdl.handle.net/10362/24053
Designação: Gestão de Sistemas de E-Learning
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco_Carlos_de_Albuquerque_Junior_Matricula_47 119_Versao_Final_Revisada.pdf11,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.