Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/23791
Título: Música e O Moral da tropa: memórias da Guerra Colonial Portuguesa Cabinda (1970-74) e Portugal (2012-14)
Autor: Urbano, Maria Alexandra de Sousa da Silva
Orientador: Côrte-Real, Maria de São José
Palavras-chave: Música e moral de guerra
Ação Psicológica
Música e memória
Música como ligação mundo
Guerra do Ultramar
Guerra de África
Cabinda 1970-1974
Music and war morality
Psychological Action
Music and memory
Music as world connection
Portuguese Colonial War
War of Africa
Data de Defesa: 31-Jul-2017
Resumo: Entre 1970 e 1974 a música foi usada de modo experimental na ação psicológica da Guerra Colonial Portuguesa no Enclave de Cabinda ao norte de Angola, como modo de elevar o moral das tropas. O presente estudo etnomusicológico decorre da análise de entrevistas a um grupo de ex-combatentes selecionados de um batalhão do exército português e a documentos oficiais militares e civis relacionados com este período em Cabinda: relatórios e cartas governamentais e dos combatentes, filmes, fotos e fonogramas entre outros, sustentam a análise desenvolvida. O trabalho de campo realizado entre 2012 e 2014 teve em particular atenção o modo como a memória agiu na reconstrução da informação acerca de experiências do passado, no grupo em causa. De entre os ex-combatentes selecionados a diversidade de patentes e funções, de furriel a tenente-general, da chefia do inaugural serviço de ação psicológica à operação de rádio comunicações, passando pela de entretenimento e animação, assegura neste estudo uma visão considerada muito representativa neste estudo. Futuros estudos poderão colher na informação aqui apresentada, original, que assim se disponibiliza para o desenvolvimento de um campo de investigação que se encontra apenas ainda em fase inicial.
Between 1970 and 1974 the music was used experimentally in the psychological action of the Portuguese Colonial War in the Enclave of Cabinda, north of Angola, as a way to stimulate the morale of the troops. The present ethnomusicological study stems from the analysis of interviews with a group of ex-combatants selected from a battalion of the Portuguese army and official military and civil documents related to this period in Cabinda: reports and letters from government and militars, films, photos and phonograms among others, support the analysis developed. The field work carried out between 2012 and 2014 paid particular attention to the way in which memory acted in the reconstruction of information about past experiences in the group in question. From the ex-combatants selected, the diversity of patents and functions, from furriel to lieutenant-general, from the head of the inaugural service of psychological action to the operation of radio communications, through entertainment and animation, ensures in this study a view considered very representative in this research. Future studies will be able to gather in the information presented here, original, that thus becomes available for the development of a field of investigation that is only still in initial stage.
URI: http://hdl.handle.net/10362/23791
Designação: Ciências Musicais
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Urbano Dissertação alterações.pdf85,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.