Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/20310
Título: | El Blog - una herramienta para el desarrollo de la competencia escrita en la clase de lenguas. Una perspectiva del aprendizaje cooperativo y colaborativo |
Autor: | Ribeiro, Susana de Jesus Barros |
Orientador: | Madeira, Ana Maria Madrona Fernández, Alberto |
Palavras-chave: | Competencia escrita, Proceso de composición Estrategia Blog Aprendizaje cooperativo y colaborativo Strategy Writing skill Writing process Cooperative and collaborative learning |
Data de Defesa: | 20-Dez-2016 |
Resumo: | Se presentará el trabajo consumado en el ámbito de la Práctica de Enseñanza
Supervisionada en dos instituciones del Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos
Olivais: Escola Secundária António Damásio y Escola Básica 2/3 dos Olivais. Con esta
investigación, se pretenderá analizar la importancia del blog como una herramienta
para el desarrollo de la competencia escrita en la clase de lenguas, teniendo en cuenta
una perspectiva del aprendizaje cooperativo y colaborativo. De ese modo, serán
presentados los resultados de la práctica lectiva, relativamente a este tema. El
presente informe constará de una primera parte teórica, dedicada a la
problematización de los conceptos de estrategia y de competencia escrita, la escritura
como un proceso de composición y serán aún planteadas algunas estrategias de
expresión escrita, teniendo en cuenta una visión colaborativa y cooperativa. Partiendo
de estos conceptos, se reflexionará sobre el poder del blog para el desarrollo de la
escritura y sobre la forma como motivará a los alumnos en el aprendizaje de la lengua
materna o extranjera. En una parte predominantemente práctica, se describirá el
contexto donde se realizaron las actividades, tal como se hará una caracterización de
los grupos de trabajo. Serán presentadas las metodologías utilizadas y, finalmente, se
hará una reflexión sobre los resultados obtenidos, bien como se señalará algunos
puntos fuertes y flacos. Será aqui apresentado o trabalho concretizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em duas escolas do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais: Escola Secundária António Damásio e Escola Básica 2/3 dos Olivais. Com esta v investigação, pretender-se-á analisar a importância do blogue como uma ferramenta para o desenvolvimento da competência escrita na aula de línguas, tendo em conta uma perspectiva de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Desse modo, serão apresentados os resultados da prática lectiva, relativamente a este tema. O presente relatório é composto por uma parte teórica, dedicada à problematização dos conceitos de estratégia e de competência escrita, a escrita como um processo de composição e serão ainda expostas algumas estratégias de expressão escrita, tendo em conta uma visão colaborativa e cooperativa. Partindo destes conceitos, refletir-se-á sobre o poder do blogue para o desenvolvimento da escrita e sobre a forma como motivará os alunos na aprendizagem da língua materna ou estrangeira. Numa parte predominantemente prática, descrever-se-á o contexto onde foram realizadas as atividades, tal como se fará uma caracterização dos grupos de trabalho. Serão apresentadas as metodologias utilizadas e, finalmente, refletir-se-á sobre os resultados obtidos, bem como se destacarão alguns pontos fortes e fracos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/20310 |
Designação: | Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE _VERSÃO FINAL.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.