Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/19854| Título: | A educação como alicerce de uma cidadania ativa |
| Autor: | Ferreira, Maria Emília Vide |
| Orientador: | Leão, Carla |
| Palavras-chave: | Cidadania Citizenship Consciencialização Awareness Educação Education União Europeia European Union |
| Data de Defesa: | Set-2012 |
| Resumo: | A União Europeia desempenha um papel central na vida dos Cidadãos
Europeus, independentemente de este papel ser ou não reconhecido. Neste sentido, a
importância da consciencialização dos cidadãos, sobretudo mais jovens, da realidade
que os rodeia bem como da sua própria função na sociedade (tanto no âmbito
nacional como europeu) tem vindo a tornar-se imprescindível. Foi com este propósito
que surgiu o conceito das Aulas Jacques Delors (AJD) do Centro de Informação
Europeia Jacques Delors (CIEJD), elemento central do estágio desenvolvido e objeto de
estudo do presente relatório. As AJD têm como objetivo informar os cidadãos,
complementando os seus conhecimentos preexistentes, sobre a história, geografia e
políticas desenvolvidas pela União Europeia e, sobretudo, despertar os jovens cidadãos
para as inúmeras possibilidades que rodeiam o conceito de cidadania ativa.
O presente relatório de estágio pretende descrever uma experiência
profissional de nove meses na Unidade de Formação, Animação Pedagógica e Projetos
do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que teve um enfoque especial na
interação com o público mais jovem e nas perceções deste público relativamente à sua
condição de cidadãos europeus, seguida de uma análise sobre a importância deste
conceito e do aproveitamento das estruturas providenciadas pela União Europeia aos
seus cidadãos. The European Union plays a central role in the lives of European citizens, regardless of whether or not this role is recognized. In this sense, the importance of citizen awareness, especially among the younger groups, of the reality that surrounds them as well as of their own role within the society (both national and European) has become essential. It was with this purpose that the concept of the Jacques Delors Classes of the Jacques Delors European Information Centre (CIEJD), the central element of the internship and of the present report, was created. These classes aim at informing citizens and complementing their background knowledge on the history, geography and policies developed by the European Union and on the immense possibilities that surround the concept of active citizenship. This report intends to describe a nine month internship experience at the Jacques Delors European Information Centre, with a special focus on the interaction with the younger audience and their perceptions concerning their condition as European citizens, followed by an analysis of the importance of this concept and of the use of facilities provided by the EU to its citizens. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/19854 |
| Designação: | Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais, especialização Estudos Europeus |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RELATORIO final-4.pdf | 11,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











