Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19854
Título: A educação como alicerce de uma cidadania ativa
Autor: Ferreira, Maria Emília Vide
Orientador: Leão, Carla
Palavras-chave: Cidadania
Citizenship
Consciencialização
Awareness
Educação
Education
União Europeia
European Union
Data de Defesa: Set-2012
Resumo: A União Europeia desempenha um papel central na vida dos Cidadãos Europeus, independentemente de este papel ser ou não reconhecido. Neste sentido, a importância da consciencialização dos cidadãos, sobretudo mais jovens, da realidade que os rodeia bem como da sua própria função na sociedade (tanto no âmbito nacional como europeu) tem vindo a tornar-se imprescindível. Foi com este propósito que surgiu o conceito das Aulas Jacques Delors (AJD) do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), elemento central do estágio desenvolvido e objeto de estudo do presente relatório. As AJD têm como objetivo informar os cidadãos, complementando os seus conhecimentos preexistentes, sobre a história, geografia e políticas desenvolvidas pela União Europeia e, sobretudo, despertar os jovens cidadãos para as inúmeras possibilidades que rodeiam o conceito de cidadania ativa. O presente relatório de estágio pretende descrever uma experiência profissional de nove meses na Unidade de Formação, Animação Pedagógica e Projetos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que teve um enfoque especial na interação com o público mais jovem e nas perceções deste público relativamente à sua condição de cidadãos europeus, seguida de uma análise sobre a importância deste conceito e do aproveitamento das estruturas providenciadas pela União Europeia aos seus cidadãos.
The European Union plays a central role in the lives of European citizens, regardless of whether or not this role is recognized. In this sense, the importance of citizen awareness, especially among the younger groups, of the reality that surrounds them as well as of their own role within the society (both national and European) has become essential. It was with this purpose that the concept of the Jacques Delors Classes of the Jacques Delors European Information Centre (CIEJD), the central element of the internship and of the present report, was created. These classes aim at informing citizens and complementing their background knowledge on the history, geography and policies developed by the European Union and on the immense possibilities that surround the concept of active citizenship. This report intends to describe a nine month internship experience at the Jacques Delors European Information Centre, with a special focus on the interaction with the younger audience and their perceptions concerning their condition as European citizens, followed by an analysis of the importance of this concept and of the use of facilities provided by the EU to its citizens.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19854
Designação: Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais, especialização Estudos Europeus
Aparece nas colecções:FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO final-4.pdf11,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.