Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19739
Título: Da geografia de Orlando Ribeiro à geografia atual: experiências com alunos do ensino secundário em contexto de prática de ensino supervisionada
Autor: Ferreira, Maria Luísa de Sousa Neves
Orientador: Martins, Fernando Ribeiro
Palavras-chave: Trabalho de campo
Geografia
Orlando Ribeiro
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Fieldwork
Motivation
Teaching-Learning
Geography
Data de Defesa: 8-Jul-2016
Resumo: O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do ensino Básico e Secundário, incide sobre as atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia A e Geografia B do Ensino Secundário, com as turmas do 10.º e 11.º ano da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, no ano letivo de 2014/2015. O relatório está dividido em três partes. Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a escolha do geógrafo Orlando Ribeiro, figura central da Geografia Portuguesa, cuja obra constitui um precioso conjunto de recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia. Pretende-se demonstrar a importância e a pertinência da utilização de materiais do professor Orlando Ribeiro na aprendizagem desta disciplina. Dar-se-á especial destaque ao trabalho de campo aplicado ao ensino da Geografia, por ser um método que Orlando Ribeiro pôs em prática durante a sua vida como docente, investigador e incentivador para a formação de futuros geógrafos. Na segunda parte descrevem-se as atividades dentro e fora da sala de aula com os alunos, bem como os recursos e métodos utilizados para o ensino-aprendizagem. Ao longo da prática de ensino, foi nosso propósito que os alunos conhecessem um pouco da obra deste grande geógrafo a quem nos referimos como o “pai” da Geografia em Portugal e que seja motivação para o gosto pelos conteúdos da disciplina. Na terceira e última parte, será descrito o percurso profissional da autora enquanto professora da disciplina de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
The following report describes the Supervised Teaching Practice of Teaching Geography and History Masters in elementary and highschool, focuses on developed activities on Highschool sujbjects, Geography A and Geography B, with the 10.º and 11.º grade of Passos Manuel School, in 2014/2015 academic year. The report is divided in three parts. In the first part, a theorical reflexion is made about Orlando Ribeiro’s choice, important figure of Portuguese Geography, wich work is a precious resource for teaching and learning Geography. It’s intended to demonstrate the importance and the relevance of using teacher Orlando Ribeiro’s materials when learning this subject. It will be given special attention at field work applied to teaching Geography, because it’s a method that Orlando Ribeiro used during his life as teacher and investigator and encourager for future geographer’s formation. In the second phase describes the activities inside and out of the class with the students, as well as the resources and methods used for teaching and learning. Troughout the academic year, is pretended that the students learn a little bit about the work of this great geographer, that is considered the “father” of Geography in Portugal and that be a motivation for enjoying the subject’s contents. In the third and last phase, it will be described my professional way as a History’s teacher of elementary and highschool of the 3.º cicle.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19739
Designação: Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório PES_Luísa Ferreira_Corrigido após defesa pública (1).pdf3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.