Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19539
Título: Jornalismo de lifestyle : um estudo de caso da revista Elle
Autor: Matos, Adriana Cunha
Orientador: Silva, Dora Santos
Palavras-chave: Jornalismo
Estágio
ELLE Portugal
Jornalismo de lifestyle
Jornalismo feminino
Journalism
Internship
ELLE Portugal
Lifestyle journalism
Feminine journalism
Data de Defesa: 13-Jul-2016
Resumo: Este documento resulta da experiência de um estágio desenvolvido na Revista Elle Portugal – entre os meses de setembro e dezembro de 2015 – que conduziu, consequentemente, ao objetivo científico da presente tese: compreender o que é o jornalismo de lifestyle para a Elle, qual a importância que a revista atribui a esta categoria e quais as diferenças que as suas duas edições (imprensa e online) revelam quanto ao modo de abordagem desta secção. Sendo os conceitos-chave da revisão de literatura o jornalismo de lifestyle, a importância atribuída à publicidade e à imagem, a imprensa feminina e o jornalismo online, este é um estudo que procura contribuir para um melhor entendimento daquilo que é o lifestyle para uma revista dedicada às mulheres. Utilizando como metodologia uma análise de conteúdo complementada com duas entrevistas, este relatório permite concluir que a secção em estudo é importante para a Elle: uma revista não só de moda, mas também de tendências que possibilitam alcançar um estilo de vida de qualidade. Confirmam-se os desafios que o jornalismo online enfrenta e verifica-se o domínio de um jornalismo de secretária, onde existe pouca produção própria e não se escreve tendo por base uma experiência vivida, mas sim um comunicado de imprensa.
This document results from an experience of an internship developed in Elle magazine Portugal - between the months of September and December 2015 - which led consequently to the scientific objective of this thesis: to understand what is the lifestyle journalism for Elle, which importance the magazine gives to this category and the differences their two editions (print and online) reveal about the approach of this section. Being the key concepts of literature review the lifestyle journalism, the importance given to advertising and image, the women's press and online journalism, this is a study that seeks to contribute to a better understanding of what is the lifestyle for a magazine dedicated to women. Using methodology as a content analysis complemented with two interviews, this report concludes that the section under study is important for Elle: one magazine not only about fashion, but also about trends that make it possible to achieve a quality lifestyle. This study confirmed the challenges that online journalism is facing and the domain of a passive journalism, where there is little own production and not written based on a lived experience, but a press release.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19539
Designação: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialidade em Estudos dos Media e Jornalismo
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Adriana Cunha Matos 2016.pdf4,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.