Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/190547
Título: ELBT e desenvolvimento da competência escrita em manuais didáticos de PL2
Autor: Sippel, Juliano
Palavras-chave: Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT)
Competência escrita
Manual didático
Português L2 (PL2)
Data: 2025
Resumo: Neste estudo investigamos o uso do Ensino de Língua Baseado em Tarefas (ELBT) em materiais didáticos desenvolvidos para o ensino da produção textual em português L2 (PL2). Analisamos previamente manuais de PL2 e entrevistamos docentes, destacando limitações nos recursos existentes e a necessidade de abordagem processual de escrita. Com base no ELBT, foram desenvolvidas atividades envolvendo planificação, produção e revisão textual. Os recursos foram utilizados em uma oficina de escrita com estudantes universitários de PL2 nível B1 e os resultados foram promissores, incluindo melhor uso de léxico, progressão textual e adequação ao gênero e ao público-alvo. A coleta de dados continuará com novos grupos para ampliar as conclusões sobre a eficácia dos materiais desenvolvidos.
Descrição: UID/03213/2025 UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/190547
DOI: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a15
ISSN: 2183-9077
Aparece nas colecções:Home collection (FCSH)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIPPEL.pdf4,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.