Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/190547| Título: | ELBT e desenvolvimento da competência escrita em manuais didáticos de PL2 |
| Autor: | Sippel, Juliano |
| Palavras-chave: | Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) Competência escrita Manual didático Português L2 (PL2) |
| Data: | 2025 |
| Resumo: | Neste estudo investigamos o uso do Ensino de Língua Baseado em Tarefas (ELBT) em materiais didáticos desenvolvidos para o ensino da produção textual em português L2 (PL2). Analisamos previamente manuais de PL2 e entrevistamos docentes, destacando limitações nos recursos existentes e a necessidade de abordagem processual de escrita. Com base no ELBT, foram desenvolvidas atividades envolvendo planificação, produção e revisão textual. Os recursos foram utilizados em uma oficina de escrita com estudantes universitários de PL2 nível B1 e os resultados foram promissores, incluindo melhor uso de léxico, progressão textual e adequação ao gênero e ao público-alvo. A coleta de dados continuará com novos grupos para ampliar as conclusões sobre a eficácia dos materiais desenvolvidos. |
| Descrição: | UID/03213/2025 UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/190547 |
| DOI: | https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a15 |
| ISSN: | 2183-9077 |
| Aparece nas colecções: | Home collection (FCSH) |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SIPPEL.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











