Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18905
Título: A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
Autor: Ferreira, Andreia Sofia Carvalho
Orientador: Matos, Ana Gonçalves
Dechamps, Christina
Palavras-chave: Canção
Song
Motivação
Motivation
Competência Sociocultural
Communicative Competence
Competência Comunicativa
Sociocultural Competence
Data de Defesa: 16-Fev-2016
Resumo: O presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções.
This report offers a description and critical reflection on my Practicum in English and French, developed at Romeu Correia Secondary School, in Feijó, in which I intend to demonstrate the use of songs in the teaching–learning process of a foreign language. By using songs, I present some suggestions for the exploration of the socio-cultural content, assuming a reflexive approach, which also allows students to become more aware of the problems of society and also improves knowledge on "I" and "others." I intend to demonstrate and reflect on the benefits of using songs, which influence the level of motivation and the development of the communicative competence through discussion of the subjects portrayed in the songs.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18905
Designação: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialização em Ensino do Inglês e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1_capa.pdf218,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
2_agradecimentos_resumo_indice_abrev.pdf300,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
3_andreia_ferreira_relat.pdf659,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
4_anexos.pdf8,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.