Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/18905
Título: | A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
Autor: | Ferreira, Andreia Sofia Carvalho |
Orientador: | Matos, Ana Gonçalves Dechamps, Christina |
Palavras-chave: | Canção Song Motivação Motivation Competência Sociocultural Communicative Competence Competência Comunicativa Sociocultural Competence |
Data de Defesa: | 16-Fev-2016 |
Resumo: | O presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções. This report offers a description and critical reflection on my Practicum in English and French, developed at Romeu Correia Secondary School, in Feijó, in which I intend to demonstrate the use of songs in the teaching–learning process of a foreign language. By using songs, I present some suggestions for the exploration of the socio-cultural content, assuming a reflexive approach, which also allows students to become more aware of the problems of society and also improves knowledge on "I" and "others." I intend to demonstrate and reflect on the benefits of using songs, which influence the level of motivation and the development of the communicative competence through discussion of the subjects portrayed in the songs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/18905 |
Designação: | Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialização em Ensino do Inglês e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1_capa.pdf | 218,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
2_agradecimentos_resumo_indice_abrev.pdf | 300,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
3_andreia_ferreira_relat.pdf | 659,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
4_anexos.pdf | 8,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.