Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/183542
Título: Make Room for Picturebooks: promoting intercultural awareness in the EFL classroom
Autor: Machado, Francisco Eufrásio
Orientador: Mourão, Sandie Jones
Palavras-chave: Álbuns ilustrados
Consciência intercultural
Ensino Secundário
Inglês como língua estrangeira
Competências literárias
Relatório de estágio
Picturebooks
Intercultural awareness
Secondary Level Teaching
English as a foreign language
Literary competences
Data de Defesa: 3-Abr-2025
Resumo: Este projeto tem como objetivo utilizar álbuns ilustrados como ferramenta primária para fomentar consciência intercultural no ensino de Inglês como língua estrangeira, de forma a responder a duas perguntas: “Como podem os álbuns ilustrados desenvolver consciência intercultural no ensino de língua estrangeira”, e “Quão eficazes são os álbuns ilustrados no desenvolvimento das competências empática, estética, estilística, cultural, discursiva e interpretativa, no ensino de língua estrangeira?”. Para responder eficazmente a estas questões, foi necessário ter em consideração a escolha dos álbuns ilustrados, para potencializar o sucesso do projeto com recurso a textos literários adequados. O presente estudo ocorreu no ano escolar de 2023-2024, como parte da prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês no Terceiro Ciclo e Ensino Secundário, e inclui duas turmas de 10º ano com o objetivo de fomentar consciência intercultural através do uso de álbuns ilustrados. Com este projeto espero contribuir para uma maior adoção do uso de álbuns ilustrados como ferramenta principal no ensino de Inglês como língua estrangeira. Os resultados mostraram que os álbuns ilustrados contribuem para o desenvolvimento da consciência intercultural, embora não tenha havido aumentos explícitos dos já elevados níveis de ICA dos alunos. Para além disto, foi observado que os ábuns ilustrados contribuem para o desenvolvimento das competências literárias mencionadas no ensino secundário.
This work aims at using picturebooks as a stepping stone for fostering intercultural awareness in the EFL classroom, thus answering the following research questions: “How can picturebooks contribute to fostering intercultural awareness in my EFL students?”, and “How successfully can picturebooks contribute to developing empathetic, aesthetic, stylistic, cultural, discursive, and interpretative competences in my EFL students?”. To answer these questions, it was necessary to take into consideration the choice of picturebook (i.e. theme), to potentialize the success of the project with adequate literary texts. The current study took place in the school year of 2023-2024, as part of the assisted teaching practice for the master’s degree in English teaching in the Third cycle and Secondary level, and targets two Grade 10 classes in fostering their intercultural awareness and literary competences using picturebooks. I hope to contribute to a broader adoption of picturebooks as a primary tool in ELT. The results show that picturebooks can contribute to intercultural awareness, although with no clear increase in students’ already high levels of ICA. Moreover, it was observed that picturebooks can successfully develop multiple literary competences in secondary level.
URI: http://hdl.handle.net/10362/183542
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Francisco_Eufrásio_Machado_vcm.pdf19,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.