Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/182672
Título: A viagem no tempo possível, o audiovisual em sala de aula
Autor: Barreto, Madalena Ceppas Salvação
Orientador: Fernandes, Paulo Jorge Chalante Azevedo
Palavras-chave: História
Imagem em movimento
Audiovisual
Ensino
Recurso didático
History
Moving image
Audiovisual
Schooling
Teaching resources
Relatório de estágio
Data de Defesa: 10-Mar-2025
Resumo: O presente relatório, escrito no âmbito da Prática Supervisionada de Ensino, para conclusão do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende refletir sobre a experiência do estágio curricular, que teve lugar na Escola Secundária Miguel Torga. Num mundo cada vez mais audiovisual, interessa analisar as vantagens e desvantagens do uso do audiovisual em sala de aula. Assim, este estudo teve como intuito compreender como pode o audiovisual: motivar os alunos para o estudo da História, ajudá-los a consolidar aprendizagens, promover o seu pensamento crítico e ainda contribuir para a sua cultura fílmica e cinematográfica. A investigação inclui a tradicional estratégia de visualização e análise de audiovisual e ainda, a de produção deste tipo de conteúdos por parte dos alunos. Conclui-se que o audiovisual é uma poderosa ferramenta pedagógica que aproxima os estudantes ao passado, torna-o mais acessível e entusiasmante, além de estimular a reflexão sobre o presente.
This report, written as part of the Supervised Teaching Practice for the conclusion of the master’s degree in history teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, aims to reflect on the experience of the curricular internship, which took place at Miguel Torga Secondary School. In an increasingly audiovisual world, it is essential to understand the advantages and disadvantages of using audiovisual resources in the classroom. Thus, this study aimed to understand how audiovisual resources can: motivate students to study History, help them consolidate knowledge, promote critical thinking, and contribute to their film and cinema literacy. The research includes the traditional strategy of viewing and analyzing audiovisual documents, as well as the production of this kind of content by students. It concludes that audiovisuals are a powerful pedagogical tool that connects students to the past, makes it more accessible and engaging, aside from stimulating reflection about the present.
URI: http://hdl.handle.net/10362/182672
Designação: Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Madalena_Salvaçao_Barreto_vcm.pdf14,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.