Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/182672| Título: | A viagem no tempo possível, o audiovisual em sala de aula |
| Autor: | Barreto, Madalena Ceppas Salvação |
| Orientador: | Fernandes, Paulo Jorge Chalante Azevedo |
| Palavras-chave: | História Imagem em movimento Audiovisual Ensino Recurso didático History Moving image Audiovisual Schooling Teaching resources Relatório de estágio |
| Data de Defesa: | 10-Mar-2025 |
| Resumo: | O presente relatório, escrito no âmbito da Prática Supervisionada de Ensino, para
conclusão do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino
Secundário, pretende refletir sobre a experiência do estágio curricular, que teve lugar na
Escola Secundária Miguel Torga. Num mundo cada vez mais audiovisual, interessa analisar
as vantagens e desvantagens do uso do audiovisual em sala de aula. Assim, este estudo teve
como intuito compreender como pode o audiovisual: motivar os alunos para o estudo da
História, ajudá-los a consolidar aprendizagens, promover o seu pensamento crítico e ainda
contribuir para a sua cultura fílmica e cinematográfica. A investigação inclui a tradicional
estratégia de visualização e análise de audiovisual e ainda, a de produção deste tipo de
conteúdos por parte dos alunos. Conclui-se que o audiovisual é uma poderosa ferramenta
pedagógica que aproxima os estudantes ao passado, torna-o mais acessível e
entusiasmante, além de estimular a reflexão sobre o presente. This report, written as part of the Supervised Teaching Practice for the conclusion of the master’s degree in history teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, aims to reflect on the experience of the curricular internship, which took place at Miguel Torga Secondary School. In an increasingly audiovisual world, it is essential to understand the advantages and disadvantages of using audiovisual resources in the classroom. Thus, this study aimed to understand how audiovisual resources can: motivate students to study History, help them consolidate knowledge, promote critical thinking, and contribute to their film and cinema literacy. The research includes the traditional strategy of viewing and analyzing audiovisual documents, as well as the production of this kind of content by students. It concludes that audiovisuals are a powerful pedagogical tool that connects students to the past, makes it more accessible and engaging, aside from stimulating reflection about the present. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/182672 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Madalena_Salvaçao_Barreto_vcm.pdf | 14,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











