Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/181771| Título: | Os hinos jerónimos entre o tempo medieval e a época moderna: o exemplo do manuscrito português P-Ln L.C. 258 |
| Autor: | Martins, Inês Leão |
| Orientador: | Boudeau, Océane Aurore |
| Palavras-chave: | Ordem de S. Jerónimo Hinos litúrgicos P-Ln L.C. 258 Mosteiro Santa Maria de Belém Order of St. Jerome Monastery of Santa Maria de Belém Liturgical hymns |
| Data de Defesa: | 29-Jan-2025 |
| Resumo: | Com a presente dissertação proponho-me investigar a liturgia musical da Ordem
de S. Jerónimo, incidindo sobretudo nos hinos litúrgicos. Terei como fonte principal o
hinário de cota P-Ln L.C. 258, proveniente do Mosteiro Santa Maria de Belém, de
datação e origem inconclusiva até ao momento.
A liturgia jerónima apresenta algumas particularidades, maioritariamente
associadas ao limite geográfico por onde a Ordem ficou circunscrita, a Península
Ibérica. Uma das suas especificidades litúrgicas é a permeabilidade às tradições locais
na celebração do Santoral, tanto textual como musical. Ao longo do tempo, de modo a
tornarem legítima a sua liturgia, os Jerónimos assumiram como fundamento litúrgico
tradições ibéricas anteriores, nomeadamente a celebração do Proprium Sanctorum
ibérico e o canto praticado na Catedral de Toledo.
O hino é um género literário que se caracteriza pelas particularidades poéticas
que apresenta relacionadas com a estrutura e o conteúdo textual. No âmbito litúrgicomusical, integra o Ofício Divino e distingue-se dos demais géneros, sobretudo, pelo
texto poético, pela forma musical estrófica e pela notação mensural presente em fontes
que remontam ao século XV.
O hinário jerónimo P-Ln L.C. 258 é um importante testemunho do repertório dos
hinos praticado pelos monges desta Ordem, tanto pelos textos e melodias transversais à
mesma como pelos indícios de culto local que integra. Procurarei, também, identificar
as particularidades do próprio manuscrito e as várias fases e intervenções pelas quais o
códice passou, sugerindo inclusive uma estimativa de datação através da análise
codicológica e paleográfica. Tendo como base o manuscrito P-Ln L.C. 258, pretendo
também inserir o repertório dos hinos num contexto local face ao panorama litúrgico
jerónimo, demonstrando as diferenças entre o mesmo repertório dentro do quadro
ibérico. This dissertation aims to investigate the musical liturgy of the Order of St. Jerome, focusing mainly on liturgical hymns. My main source will be the hymnal P-Ln L.C. 258, from the Monastery of Santa Maria de Belém, whose date and origin are so far inconclusive. The Hieronymite liturgy has some particularities, mostly associated with the geographical limit where the Order was circumscribed, the Iberian Peninsula. One of its liturgical specificities is its permeability to local traditions in the celebration of the Santoral, both textually and musically. Over time, in order to make their liturgy legitimate, the Hieronymites took on previous Iberian traditions as a liturgical foundation, namely the celebration of the Iberian Proprium Sanctorum and the chant practiced in Toledo Cathedral. The hymn is a literary genre that is characterized by its poetic particularities related to textual structure and content. In the liturgical-musical context, it forms part of the Divine Office and is distinguished from other genres above all by its poetic text, its strophic musical form and the mensural notation present in sources dating back to the fifteenth century. The Hyeronymite hymnal P-Ln L.C. 258 is an important testimony of the repertoire of hymns practised by the monks of this Order, both for the texts and melodies that cut across the Order and for the signs of local worship that it includes. I will also try to identify the particularities of the manuscript itself and the different phases and interventions that the codex went through, even suggesting a dating estimate through codicological and paleographic analysis. Based on the manuscript P-Ln L.C. 258, I also intend to place the repertoire of hymns in a local context in relation to the Hyeronymite liturgical scope, demonstrating the differences between the same repertoire within the Iberian framework. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/181771 |
| Designação: | Mestrado em Ciências Musicais, especialização em Musicologia Histórica |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Inês_Leão_Martins_vcm.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











