Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/181771
Título: Os hinos jerónimos entre o tempo medieval e a época moderna: o exemplo do manuscrito português P-Ln L.C. 258
Autor: Martins, Inês Leão
Orientador: Boudeau, Océane Aurore
Palavras-chave: Ordem de S. Jerónimo
Hinos litúrgicos
P-Ln L.C. 258
Mosteiro Santa Maria de Belém
Order of St. Jerome
Monastery of Santa Maria de Belém
Liturgical hymns
Data de Defesa: 29-Jan-2025
Resumo: Com a presente dissertação proponho-me investigar a liturgia musical da Ordem de S. Jerónimo, incidindo sobretudo nos hinos litúrgicos. Terei como fonte principal o hinário de cota P-Ln L.C. 258, proveniente do Mosteiro Santa Maria de Belém, de datação e origem inconclusiva até ao momento. A liturgia jerónima apresenta algumas particularidades, maioritariamente associadas ao limite geográfico por onde a Ordem ficou circunscrita, a Península Ibérica. Uma das suas especificidades litúrgicas é a permeabilidade às tradições locais na celebração do Santoral, tanto textual como musical. Ao longo do tempo, de modo a tornarem legítima a sua liturgia, os Jerónimos assumiram como fundamento litúrgico tradições ibéricas anteriores, nomeadamente a celebração do Proprium Sanctorum ibérico e o canto praticado na Catedral de Toledo. O hino é um género literário que se caracteriza pelas particularidades poéticas que apresenta relacionadas com a estrutura e o conteúdo textual. No âmbito litúrgicomusical, integra o Ofício Divino e distingue-se dos demais géneros, sobretudo, pelo texto poético, pela forma musical estrófica e pela notação mensural presente em fontes que remontam ao século XV. O hinário jerónimo P-Ln L.C. 258 é um importante testemunho do repertório dos hinos praticado pelos monges desta Ordem, tanto pelos textos e melodias transversais à mesma como pelos indícios de culto local que integra. Procurarei, também, identificar as particularidades do próprio manuscrito e as várias fases e intervenções pelas quais o códice passou, sugerindo inclusive uma estimativa de datação através da análise codicológica e paleográfica. Tendo como base o manuscrito P-Ln L.C. 258, pretendo também inserir o repertório dos hinos num contexto local face ao panorama litúrgico jerónimo, demonstrando as diferenças entre o mesmo repertório dentro do quadro ibérico.
This dissertation aims to investigate the musical liturgy of the Order of St. Jerome, focusing mainly on liturgical hymns. My main source will be the hymnal P-Ln L.C. 258, from the Monastery of Santa Maria de Belém, whose date and origin are so far inconclusive. The Hieronymite liturgy has some particularities, mostly associated with the geographical limit where the Order was circumscribed, the Iberian Peninsula. One of its liturgical specificities is its permeability to local traditions in the celebration of the Santoral, both textually and musically. Over time, in order to make their liturgy legitimate, the Hieronymites took on previous Iberian traditions as a liturgical foundation, namely the celebration of the Iberian Proprium Sanctorum and the chant practiced in Toledo Cathedral. The hymn is a literary genre that is characterized by its poetic particularities related to textual structure and content. In the liturgical-musical context, it forms part of the Divine Office and is distinguished from other genres above all by its poetic text, its strophic musical form and the mensural notation present in sources dating back to the fifteenth century. The Hyeronymite hymnal P-Ln L.C. 258 is an important testimony of the repertoire of hymns practised by the monks of this Order, both for the texts and melodies that cut across the Order and for the signs of local worship that it includes. I will also try to identify the particularities of the manuscript itself and the different phases and interventions that the codex went through, even suggesting a dating estimate through codicological and paleographic analysis. Based on the manuscript P-Ln L.C. 258, I also intend to place the repertoire of hymns in a local context in relation to the Hyeronymite liturgical scope, demonstrating the differences between the same repertoire within the Iberian framework.
URI: http://hdl.handle.net/10362/181771
Designação: Mestrado em Ciências Musicais, especialização em Musicologia Histórica
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Inês_Leão_Martins_vcm.pdf4,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.