Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18102
Título: A crescente importância do marketing digital e a sua implementação nas estratégias de comunicação integrada das empresas
Autor: Abreu, Francisco Ricardo Freitas
Orientador: Ferreira, Joel Hasse
Palavras-chave: Marketing digital
Redes sociais
Plataformas digitais
Web 2.0
Comunicação empresarial
Estratégia digital
Fãs/Seguidores
Networking
Digital marketing
Social media
Digital platforms
Web 2.0
Business comunication
Digital strategy
Fans/Followers
Networking
Data de Defesa: 25-Jan-2016
Resumo: O seguinte relatório de estágio destina-se a analisar a crescente importância das redes sociais no apoio às mais diversas estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas. Como base para esta dissertação, estagiei durante o período de três meses na ADSO, Lda, uma agência de Comunicação Global especializada que aposta forte nas novas tecnologias e, mais concretamente, no marketing digital. Neste trabalho, há um propósito muito claro: o de validar a importância das plataformas digitais – redes sociais e websites – como instrumentos capazes de gerar retorno para as marcas/empresas. Como tal, foi desenvolvido um trabalho de criação e gestão de conteúdos nas redes sociais, especificamente concebido para duas empresas clientes da ADSO: A Engimagne e o Clube Golfe Braga (CGB). Relativamente a este último, o objetivo foi o de promover os eventos do Clube e conseguir dar retorno aos sponsors/patrocinadores do CGB em várias plataformas digitais. Já no caso da Engimagne, a proposta foi diferente. Pretendeu-se dar a conhecer melhor a empresa na sua região de origem, Valpaços, e um pouco por toda a zona envolvente de Trás-os-Montes, neste caso somente através do Facebook. No final, confirmou-se que as redes sociais são essenciais na comunicação de qualquer empresa nos tempos que correm. Percebi igualmente que o marketing digital não é uma área ‘linear’ e existem muitas variáveis a considerar. Para que um conteúdo seja bem sucedido e obtenha um bom engagement, é necessário ter em consideração várias variáveis, tal como o tipo de publicação (ligação, vídeo ou imagem), por exemplo. Ainda assim, a adesão do público é muito incerta, pois tal como se verá através de um estudo de caso presente neste relatório, até os conteúdos que à partida são mais inesperados tornam-se virais.
The following written report is intended to analyze the growing importance of digital marketing and social networks in supporting of communication strategies used by the companies. As a basis for this dissertation, i interned during a three month period in ADSO, Lda, a specialized global communication agency who has a strong commitment to new technologies and, more specifically, in digital marketing. In this work, there is a very clear purpose: to validate the importance of digital platforms – social networks and websites – as instruments capable to generate returns for brands / companies. As such, it was developed a job of creation and content management on social networks, specifically designed for two client companies of ADSO: Engimagne and Clube Golfe Braga (CGB). Relatively to this last one, the aim was to promote club events and manage to generate additional probitability for CGB sponsors at digital platforms. In the case of Engimagne, the proposal was diferent. We intended to raise awareness of the company in its home region, Valpaços, and almost everywhere in the surrounding área of Trás-os-Montes, in this case only through Facebook. At the end, has been confirmed that social networks are essential for the communication of any company these days. I also realized that digital marketing is not a 'linear' area and there are many variables to consider. For a content to be successful and to have a good engagement, it’s necessary to take into account several factors, such as the type of publication (link, vídeo or image). Even so, the public support is very uncertain because as it will be seen through a study of the case in this report, even content which initially are more unexpected turn out to be viral.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18102
Designação: Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação Estratégica
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO FINAL.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.