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http://hdl.handle.net/10362/18102| Título: | A crescente importância do marketing digital e a sua implementação nas estratégias de comunicação integrada das empresas |
| Autor: | Abreu, Francisco Ricardo Freitas |
| Orientador: | Ferreira, Joel Hasse |
| Palavras-chave: | Marketing digital Redes sociais Plataformas digitais Web 2.0 Comunicação empresarial Estratégia digital Fãs/Seguidores Networking Digital marketing Social media Digital platforms Web 2.0 Business comunication Digital strategy Fans/Followers Networking |
| Data de Defesa: | 25-Jan-2016 |
| Resumo: | O seguinte relatório de estágio destina-se a analisar a crescente importância das redes sociais no apoio às mais diversas estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas.
Como base para esta dissertação, estagiei durante o período de três meses na ADSO, Lda, uma agência de Comunicação Global especializada que aposta forte nas novas tecnologias e, mais concretamente, no marketing digital.
Neste trabalho, há um propósito muito claro: o de validar a importância das plataformas digitais – redes sociais e websites – como instrumentos capazes de gerar retorno para as marcas/empresas. Como tal, foi desenvolvido um trabalho de criação e gestão de conteúdos nas redes sociais, especificamente concebido para duas empresas clientes da ADSO: A Engimagne e o Clube Golfe Braga (CGB).
Relativamente a este último, o objetivo foi o de promover os eventos do Clube e conseguir dar retorno aos sponsors/patrocinadores do CGB em várias plataformas digitais. Já no caso da Engimagne, a proposta foi diferente. Pretendeu-se dar a conhecer melhor a empresa na sua região de origem, Valpaços, e um pouco por toda a zona envolvente de Trás-os-Montes, neste caso somente através do Facebook.
No final, confirmou-se que as redes sociais são essenciais na comunicação de qualquer empresa nos tempos que correm. Percebi igualmente que o marketing digital não é uma área ‘linear’ e existem muitas variáveis a considerar. Para que um conteúdo seja bem sucedido e obtenha um bom engagement, é necessário ter em consideração várias variáveis, tal como o tipo de publicação (ligação, vídeo ou imagem), por exemplo. Ainda assim, a adesão do público é muito incerta, pois tal como se verá através de um estudo de caso presente neste relatório, até os conteúdos que à partida são mais inesperados tornam-se virais. The following written report is intended to analyze the growing importance of digital marketing and social networks in supporting of communication strategies used by the companies. As a basis for this dissertation, i interned during a three month period in ADSO, Lda, a specialized global communication agency who has a strong commitment to new technologies and, more specifically, in digital marketing. In this work, there is a very clear purpose: to validate the importance of digital platforms – social networks and websites – as instruments capable to generate returns for brands / companies. As such, it was developed a job of creation and content management on social networks, specifically designed for two client companies of ADSO: Engimagne and Clube Golfe Braga (CGB). Relatively to this last one, the aim was to promote club events and manage to generate additional probitability for CGB sponsors at digital platforms. In the case of Engimagne, the proposal was diferent. We intended to raise awareness of the company in its home region, Valpaços, and almost everywhere in the surrounding área of Trás-os-Montes, in this case only through Facebook. At the end, has been confirmed that social networks are essential for the communication of any company these days. I also realized that digital marketing is not a 'linear' area and there are many variables to consider. For a content to be successful and to have a good engagement, it’s necessary to take into account several factors, such as the type of publication (link, vídeo or image). Even so, the public support is very uncertain because as it will be seen through a study of the case in this report, even content which initially are more unexpected turn out to be viral. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/18102 |
| Designação: | Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação Estratégica |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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