Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/180448
Título: O papel das instituições de acolhimento na educação e formação de refugiados
Autor: Figo, Margarida Duarte
Orientador: Urbano, Cláudia Susana Valadas
Palavras-chave: Refugiados
CPR
Educação e Formação
Relatório de estágio
Conselho Português para os Refugiados (CPR)
Refugees
PCR
Education
Formation
Portuguese Council for Refugees (PCR)
Data de Defesa: 16-Dez-2024
Resumo: O presente relatório tem como objetivo refletir sobre o papel das instituições de acolhimento na educação e formação de refugiados, com foco específico no Conselho Português para os Refugiados (CPR). Procurou-se construir uma compreensão aprofundada de alguns conceitos e enquadramentos teóricos relevantes para o estudo sobre a integração de refugiados através da educação. Neste relatório procura-se desenvolver reflexões sobre as principais teorias e práticas no campo da educação de refugiados, abordando os desafios e as melhores práticas identificadas. É feita uma descrição detalhada das tarefas desenvolvidas ao longo do estágio realizado no CPR, proporcionando uma visão prática das atividades e iniciativas empreendidas pela instituição no apoio à educação e formação dos refugiados. Será discutido a perceção do possível impacto das iniciativas da instituição na vida dos refugiados, bem como as dificuldades enfrentadas tanto pelos beneficiários quanto pela instituição. Por fim, são apresentadas conclusões e recomendações baseadas na experiência prática e na pesquisa teórica, visando contribuir para a melhoria das práticas educacionais no acolhimento de refugiados em Portugal. Espera-se que este trabalho sirva como um recurso útil para profissionais da área, decisores de políticas públicas e académicos interessados na temática dos refugiados e na promoção da educação para os mesmos.
This report aims to reflect on the role of host institutions in the education and training of refugees, with a specific focus on the Portuguese Council for Refugees (CPR). We sought to build an in-depth understanding of some concepts and theoretical frameworks relevant to the study of refugee integration through education. This report seeks to develop reflections on the main theories and practices in the field of refugee education, addressing the challenges and best practices identified. A detailed description of the tasks carried out throughout the internship that took place at the CPR is provided, bringing a practical view of the activities and initiatives undertaken by the institution in supporting the education and training of refugees. The perception of the possible impact of the institution's initiatives on the lives of refugees will be discussed, as well as the difficulties faced by both the beneficiaries and the institution. Finally, conclusions and recommendations are presented based on practical experience and theoretical research, aiming to contribute to the improvement of educational practices when welcoming refugees in Portugal. It is hoped that this work will serve as a useful resource for professionals in the field, public policy makers and academics interested in refugee issues and promoting education for them.
URI: http://hdl.handle.net/10362/180448
Designação: Mestrado em Estudos de Educação
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

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