Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/177995
Título: Diálogos entre escola e uma-lulik (cultura)
Autor: Costa de Sousa, Rosiete
Paulino, Vicente
Palavras-chave: Ação afirmativa
Atos de currículo
Com-versações curriculantes e culturais
Uma-lulik
Timor-Leste
Data: 2024
Resumo: Este artigo propõe a discussão da ação afirmativa para pensar a valorização, para inclusão no currículo escolar de modo mais contundente e efetivo, da experiência da uma-lulik, seus saberes, suas práticas como forma de reparação e de justiça social e cognitiva. Busca-se discutir a criação de atos de currículo por meio de com-versações curriculantes e culturais como ação afirmativa de valorização das culturas locais timorenses, nomeadamente, da experiência ancestral timorense corporificada na uma-lulik mostrando sua atualidade e relação com questões da contemporaneidade. A ideia da ação afirmativa é trazida neste texto com a intenção de fortalecer e mobilizar o debate em torno de diálogos entre escola e uma-lulik, para a inclusão desta última como experiência social, estética, ontológica e epistemológica na política educacional timorense.
Descrição: UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/177995
DOI: https://doi.org/10.62929/30078261.v1i1.2
ISSN: 3007-8261
Aparece nas colecções:FCSH: IELT - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dia_logos_entre_Escola_e_Uma_lulik_Cultura_educac_a_o_e_inclusa_o_AJUSTES.pdf477,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.