Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/177995
Título: | Diálogos entre escola e uma-lulik (cultura) |
Autor: | Costa de Sousa, Rosiete Paulino, Vicente |
Palavras-chave: | Ação afirmativa Atos de currículo Com-versações curriculantes e culturais Uma-lulik Timor-Leste |
Data: | 2024 |
Resumo: | Este artigo propõe a discussão da ação afirmativa para pensar a valorização, para inclusão no currículo escolar de modo mais contundente e efetivo, da experiência da uma-lulik, seus saberes, suas práticas como forma de reparação e de justiça social e cognitiva. Busca-se discutir a criação de atos de currículo por meio de com-versações curriculantes e culturais como ação afirmativa de valorização das culturas locais timorenses, nomeadamente, da experiência ancestral timorense corporificada na uma-lulik mostrando sua atualidade e relação com questões da contemporaneidade. A ideia da ação afirmativa é trazida neste texto com a intenção de fortalecer e mobilizar o debate em torno de diálogos entre escola e uma-lulik, para a inclusão desta última como experiência social, estética, ontológica e epistemológica na política educacional timorense. |
Descrição: | UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/177995 |
DOI: | https://doi.org/10.62929/30078261.v1i1.2 |
ISSN: | 3007-8261 |
Aparece nas colecções: | FCSH: IELT - Artigos em revista internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dia_logos_entre_Escola_e_Uma_lulik_Cultura_educac_a_o_e_inclusa_o_AJUSTES.pdf | 477,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.