Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/17276| Título: | Arte e terrorismo: meta-representações da Arte |
| Autor: | Proença, Paulo Jorge de Sousa |
| Orientador: | Madeira, Cláudia |
| Palavras-chave: | Performance Terrorismo, Tortura Media Dispositivo Teatro Panóptico Video-retrato Gift Hauntology Reperformance Performance Terrorism Torture Media Dispositive Panoptic Theatre Video-Portrait Gift Hauntology Reperformance |
| Data de Defesa: | 6-Jan-2016 |
| Resumo: | Tendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do
terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre
tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem
compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o
terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência
de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de
estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera
Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson
Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e
realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como
performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances. Taking performance studies as a starting point to terrorism analysis, the present dissertation considers the possibility of understanding about embodiment tactics, reperformance and meta-theatre, three concepts that result in an understanding of how art assimilates and is understood in relation to terrorism. On the one hand, this dissertation presents official documents that reveal the existence of a conflict regarding the definition of terrorism, reflecting about “terrorism of state” and “counter-state”. On the other hand, considering the analysis of Surveillence Camera Players and the performance Three Posters, or of artists such as Hasan Elahy and Alyson Wyper, this dissertation argues that art reperforms “representation tactics” and media realization of terrorism, in particular, the panoptic theatre, torture as performance and martyrs videotestimonies as portraits and video-performances. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/17276 |
| Designação: | Mestrado em História da Arte e Estudos Artísticos, especialidade Artes Cénicas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| modelo-formal.pdf | 709,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











