Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/17276
Título: Arte e terrorismo: meta-representações da Arte
Autor: Proença, Paulo Jorge de Sousa
Orientador: Madeira, Cláudia
Palavras-chave: Performance
Terrorismo,
Tortura
Media
Dispositivo
Teatro Panóptico
Video-retrato
Gift
Hauntology
Reperformance
Performance
Terrorism
Torture
Media
Dispositive
Panoptic Theatre
Video-Portrait
Gift
Hauntology
Reperformance
Data de Defesa: 6-Jan-2016
Resumo: Tendo como ponto de partida os estudos da performance para a análise do terrorismo, a presente dissertação teve como resultado a possibilidade de reflectir sobre tácticas de incorporação, reperformance e meta-teatro, três conceitos que permitem compreender de que forma a arte assimila e se compreende em relação com o terrorismo. Apresenta, por um lado, documentos oficiais que demonstram a existência de um conflito quanto à definição de terrorismo, reflectindo sobre “terrorismo de estado” e “contra-estado”. Por outro lado, a partir da análise dos Surveillence Camera Players e da performance Three Posters, ou de artistas como Hasan Elahy e Alyson Wyper, esta dissertação defende que a arte reperforma “táticas de representação” e realização mediática do terrorismo, nomeadamente, o teatro panóptico, a tortura como performance e os vídeo-testemunhos de mártires como retratos e vídeo-performances.
Taking performance studies as a starting point to terrorism analysis, the present dissertation considers the possibility of understanding about embodiment tactics, reperformance and meta-theatre, three concepts that result in an understanding of how art assimilates and is understood in relation to terrorism. On the one hand, this dissertation presents official documents that reveal the existence of a conflict regarding the definition of terrorism, reflecting about “terrorism of state” and “counter-state”. On the other hand, considering the analysis of Surveillence Camera Players and the performance Three Posters, or of artists such as Hasan Elahy and Alyson Wyper, this dissertation argues that art reperforms “representation tactics” and media realization of terrorism, in particular, the panoptic theatre, torture as performance and martyrs videotestimonies as portraits and video-performances.
URI: http://hdl.handle.net/10362/17276
Designação: Mestrado em História da Arte e Estudos Artísticos, especialidade Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
modelo-formal.pdf709,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.